Programa de inclusão de alunos com deficiência física será executado em seis escolas de Gaspar

A Secretaria de Educação promoveu na quinta-feira (20) a apresentação do Programa de Extensão Incluir, do curso de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau (Furb), para os diretores de seis escolas municipais de Gaspar. A reunião foi ministrada pela professora do curso de Fisioterapia da Furb, Janaina Real de Moraes, responsável pelo programa.

O programa, que já é executado nos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs), passará a ser realizado também nas escolas Dolores Luzia dos Santos Krauss, Ervino Venturi, Ferandino Dagnoni, Luiz Franzói, Vitório Anacleto Cardoso e Zenaide Schmitt Costa.

A partir da próxima quinta-feira (27) o Programa de Extensão Incluir começará a ser executado nas escolas. O primeiro passo é a avaliação das crianças e adolescentes com deficiência física que estudam nessas seis escolas. A avaliação inclui a entrevista com os pais ou responsáveis, para coletar dados sobre a rotina e o processo de desenvolvimento motor de cada aluno.

O Programa Incluir tem como objetivo auxiliar no processo de inclusão educacional de crianças e adolescentes com deficiência física ou que possuam alguma alteração motora. Ele é composto por dois projetos: o “Mais Inclusão” e a “Formação dos Professores”. 

O projeto “Mais Inclusão” visa oferecer orientações aos professores e pais de alunos com deficiência. Os profissionais do projeto sugerem recursos fisioterapêuticos e materiais pedagógicos adaptados que auxiliem no processo de inclusão educacional de alunos com deficiência, dão dicas de estabilidade e alinhamento postural e fazem um levantamento das barreiras arquitetônicas das instituições de ensino com possíveis maneiras de eliminá-las.

Já o projeto “Formação de professores” tem como objetivo oferecer um curso de formação continuada para capacitar os profissionais de educação para o processo de inclusão educacional de alunos com deficiência, inicialmente abordando temáticas que sejam de interesse dos professores.

Mais informações:
Coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Kátia Vargas Soares: 3332-8982 ou 8452-5912