Defesa Civil e Superintendência de Trânsito realizam fiscalização de produtos perigosos

   Na manhã desta quarta-feira, dia 18, órgãos municipais e estaduais realizaram a operação de fiscalização de produtos perigosos, com iniciativa da Prefeitura de Gaspar através da Superintendência de Defesa Civil e Superintendência de Trânsito. Junto as pastas responsáveis, os demais setores estavam auxiliando na fiscalização, instruindo e repassando as coordenadas corretas para cada eventual situação.

 

   A fiscalização foi específica em veículos de carga, os quais transportavam produtos químicos ou outros nocivos à saúde. Tanto o próprio veículo, como o motorista, deveriam possuir as licenças necessárias para trafegar.

 

    O Coordenador da Defesa Civil de Gaspar, Rafael Araújo de Freitas, explica que a operação é necessária para garantir a segurança da população. “O objetivo de ações como essa é realizar o trabalho de prevenção, que está explícito como dever da Defesa Civil na Lei Federal 12608/12. Portanto, é necessário que nós, juntamente com órgãos de apoio, façamos essa fiscalização, visando sempre o bem estar da população” ressalta.

 

Dados registrados pela Defesa Civil apontam que cerca de 15 veículos que transportavam cargas perigosas foram abordados pela operação. Foram emitidos 54 autos de infração de produtos perigosos, 18 autos de infração de trânsito, um veículo foi recolhido e encaminhado ao pátio. A vigilância sanitária emitiu 12 notificações. 

 

   Na última quinta-feira, dia 12, a Prefeitura participou da operação CODESUL, com o mesmo objetivo, que aconteceu no Posto 13 da Polícia Rodoviária Estadual, em Blumenau. 

 

Mais informações: Coordenador de Defesa Civil, Rafael Araújo de Freitas, 3331.1899 ou Superintendente de Trânsito, Luciano Brandt, 3331.6393.