Município investe em ciclofaixas e bicicletários
Os desafios da mobilidade urbana é um dos temas mais discutidos no país. A quantidade de veículos nas ruas tem causado grandes congestionamentos que impactam na qualidade de vida dos moradores tanto das grandes cidades quanto dos pequenos municípios. Em Gaspar, o plano de mobilidade tem sido discutido com a comunidade, principalmente meios de transporte alternativos.
Desde 2017 a Secretaria de Planejamento Territorial tem estudado, projetado e executado a implantação de ciclofaixas, com o objetivo de garantir a segurança dos munícipes que utilizam a bicicleta como principal meio de transporte. Até o momento foram implantadas as ciclofaixas das ruas Pedro Schmitt Junior, Arthur Poffo, Amadio Beduschi e Antônio Francisco de Carvalho.
Para os próximos anos, há projeção de ciclovias/ciclofaixas nas ruas Lino Vicenti Albereci, Carlos Roberto Schramm, Loteamento Margem Esquerda, Madre Paulina, Avenida Frei Godofredo (Trevo da Parolli), rua Itajaí, Bonifácio Haendchen, Avenida das Comunidades e rua Prefeito Leopoldo Schramm.
“O mundo fala em mobilidade e transportes alternativos. Em Gaspar estamos dando início a esta política de priorizar este tipo de locomoção. Nosso intuito como poder público é fomentar e disseminar cada vez mais a utilização de bicicletas no município, para isto é necessário que o município forneça a estrutura necessária para que população possa usufruir com segurança, este é o nosso objetivo com o que já foi executado e o que ainda está projetada a acontecer na cidade” explica o Secretário de Planejamento Territorial, Alexandre Gevaerd.
Além dos investimentos em ciclovias/ciclofaixas, a Prefeitura recentemente instalou em três pontos do município bicicletários. Receberam os equipamentos a Praça Getúlio Vargas, a praça da unidade de saúde do Centro e a Policlínica.
Mais informações: Secretário de Planejamento Territorial, Alexandre Gevaerd, 3331.1875.