Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar promove missão técnica voltada à cadeia da piscicultura
Nos dias 31 de julho e 1º de agosto, o Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar – NITA promoveu a Missão Técnica da Cadeia da Piscicultura, em Itajaí e Gaspar. A comitiva participou de atividades, envolvendo pesquisadores, técnicos e piscicultores, visando um despertar do grupo para novas ideias e perspectivas positivas de desenvolvimento e a identificação de oportunidades para o aprimoramento de tecnologias e processos.
Segundo o engenheiro agrônomo Gilmar G. Jacobowski, da Secretaria Executiva do NITA, esta atividade pretende oportunizar a startups e pequenas e médias empresas a possibilidade de conhecer com maior detalhamento a realidade da cadeia produtiva da piscicultura trabalhada pela agricultura familiar.
Para a organização da missão o NITA conta com o apoio do Programa de Aquicultura e Pesca da Epagri, quem contribuído na organização da agenda técnica e para realização das visitas a campo. A missão técnica voltada à cadeia da piscicultura aconteceu na Gerência Regional da Epagri de Itajaí/EEI.
Em Gaspar visitaram as propriedades do Sr. Paulo Marangoni e Ofélia Campigotto e a Agropecuária Lauro Schmitt (Das Bier), onde conheceram o cultivo de tilápia em sistemas com alimentação automática, e o projeto de certificação de peixe orgânico no Belchior. O grupo foi acompanhado pelos técnicos da Epagri e da Secretaria Municipal de Agricultura e Aquicultura de Gaspar. A inovação tecnológica na agricultura deve ser constante para todos os setores, inclusive da agricultura familiar, de modo que o pequeno agricultor possa ter acesso.
Mais informações: Secretário de Agricultura e Aquicultura, André Waltrick, 3332.2990.