Defesa Civil de Gaspar alerta para risco de deslizamentos
A Defesa Civil alerta aos moradores de Gaspar para possibilidade de deslizamentos devido ao grande volume de chuvas nas últimas 24 horas. Segundo medição do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) o nível do Rio Itajaí-Açú em Gaspar encontrava-se em 5,42m às 14h. A previsão é que chegue a 5,5m às 17h.
De acordo com a Coordenadora Municipal da Defesa Civil, Mari Inêz Testoni Theiss, a tendência é que o rio estabilize nas próximas horas, já que a previsão é para um baixo volume de chuvas para esta quarta-feira (14) “No entanto, é importante que a população acompanhe a previsão do tempo com frequência, já que é possível que existam mudanças de uma hora para outra” Caso ocorram alagamentos ou deslizamentos de terra, os moradores devem comunicar a Defesa Civil de Gaspar por meio do telefone 8802-3099 ou pelo telefone de emergência 199.
Recomendações da Defesa Civil
Alagamentos: deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e aos relâmpagos.
Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências e à inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Previsão do tempo para próximos dias
Fonte: Epagri/Ciram
Nesta quarta-feira (14/10) há previsão de pancadas de chuva que devem ocorrer no período da tarde e de forma isolada no Oeste, Meio Oeste e Planalto, com risco de granizo e de descargas elétricas. O volume de chuva previsto é de 15 a 30 mm devido às pancadas de chuva.
Na quinta-feira (15/10) a condição de chuva é para as regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul devido à formação de uma frente fria. A chuva deve iniciar no período da tarde e se estender para a noite. Persiste o risco de queda de granizo e rajadas de vento fortes. A chuva acumulada neste dia pode chegar a 50 mm nestas regiões.
Mais informações:
Coordenadora de Defesa Civil, Mari Inez Testoni Theiss: 3318-0735/8802-3099