Prefeito de Gaspar participa de inauguração de mural dos 140 anos de imigração trentina e italiana no Brasil
O Prefeito de Gaspar Pedro Celso Zuchi, acompanhado da Vice-Prefeita Mariluci Deschamps Rosa, participou nessa quarta-feira (14) da inauguração do mural em homenagem aos 140 anos de imigração trentina e italiana no Brasil, produzido pelos artistas Débora Daros e Alexandre Chamba. O evento aconteceu no Centro Comunitário da Igreja Santo Antônio e contou com a presença do Arcebispo de Trento, na Itália, Dom Luigi Bressan; do Presidente e do Vice-Presidente da Associazione Trentini Nel Mondo, Alberto Tafner e Cesare Ciola; da Coordenadora Regional dos Circolos Trentinos no Brasil, Iracema Moser Cani; e do Coordenador de área do Paraná e Santa Catarina dos Circolos Trentinos no Brasil, Giuliano Sávio Berti.
A ideia de fazer o mural surgiu em 2014, a partir de um edital publicado pela a Associazione Trentini Nel Mondo sobre memória para descendentes de trentinos. A artista Débora Daros, que desenvolve trabalhos de pesquisa artística sobre Memória Cultural desde 2000, teve então a ideia de executar um projeto cultural que unisse arte urbana e imigração para homenagear os 140 anos de imigração trentina e italiana. Para realizar o trabalho, Débora convidou o artista Alexandre Chamba, que há mais de 15 anos trabalha com a técnica do grafite.
O Circolo Trentino di Gasparin aprovou a idéia e enviou o projeto que foi contemplado com o valor do material. Já a execução do mural foi uma ação voluntária dos artistas, que somaram 72 horas de trabalho para ser finalizado. A obra mistura técnicas de desenho, pintura mural, stencil e spray. O local escolhido foi a comunidade do Gasparinho, para que a obra possa agregar valores turísticos culturais ao Roteiro Vila d’ Itália.
Sobre os artistas
Debora Daros é licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Artes Visuais, Cultura e Criação pelo SENAC. Participou de várias exposições individuais e coletivas e de intervenções urbanas, com destaque para obra no Viaduto Paulo Wemuth intitulada “Espelho da Memória”.
Já o artista Alexandre Chamba nasceu em Blumenau e desenha desde a infância. Chamba trabalhou como estagiário no Jornal de Santa Catarina, onde produziu diversos cartuns e algumas charges. Entre seus trabalhos podemos destacar o Grafite do Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau e o Centro de Artes e Esportes Unificados de Gaspar.