Prefeitura vai iniciar revitalização da figueira da Praça Getúlio Vargas
Quem passa pela rua Coronel Aristiliano Ramos se encanta com a beleza de uma árvore octogenária: a figueira da Praça Getúlio Vargas. Plantada na década de 30, a pedido do então Prefeito de Gaspar Leopoldo Schramm, a figueira simboliza a imponência da natureza na região central da cidade.
O cuidado com a história da cidade e com a segurança dos cidadãos levou a Prefeitura através da Secretaria de Planejamento, Superintendência de Meio Ambiente e Secretaria de Obras a iniciarem um tratamento fitossanitário na árvore.
Conforme explica o Diretor de Meio Ambiente Raphael de Gasperi Xavier da Silva, o estado da árvore é crítico e por isso necessita de uma intervenção especializada. “O processo será dividido em duas etapas. Na primeira será realizada a poda de limpeza e estruturação, retirada de pragas e cabeamento para a estrutura se necessário. Já na segunda etapa será realizada a descompactação do solo e tratamento que inclui adubação, correção e novo paisagismo na praça” explica.
A empresa responsável pela intervenção será Jardim Arte, que possui um responsável técnico com certificação internacional (BR-0014ª), é membro da ISA – Internation Society of Arboriculture e membro da SBAU – Sociedade Brasileira de Arborização Urbana.
A primeira etapa do tratamento deve iniciar na próxima semana, garantindo assim a segurança dos cidadãos que transitam pela Praça. Além de fiscalizar os trabalhos, a Superintendência de Meio Ambiente vai orientar e acompanhar a colocação das peças decorativas natalinas levando em conta o cuidado necessário para não ferir a figueira. Em janeiro, a empresa trabalhará na segunda etapa focando no solo em que a árvore está plantada.
Mais informações: Diretor de Meio Ambiente, Raphael de Gasperi Xavier da Silva, 3331.1888.