Escola Angélica Costa recebe mais de 15 itens para oficinas de robótica
Nesta semana a Escola de Educação Básica Angélica Costa recebeu vários itens para implantação das oficinas de robótica no período do contraturno. São 6 kits de robótica, 15 notebooks, um projetor e seis tabletes, além de outros itens para auxiliar nas atividades.
O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) através do edital 03 e financiado pelo Fundo da Infância e adolescência (FIA). Para o secretário da assistência social Santiago Martin Navia é fundamental projetos que envolvam tecnologia e que incentivam a participação dos estudantes no período do contraturno “Nós precisamos trazer essas novas tecnologias que atraiam a atenção dos alunos e também levar iniciativas como essa para outras escolas”, conclui.
As oficinas vão ocorrer durante as aulas de inclusão digital. Conforme a professora de informática Ane Caroline Sinhuk as oficinas têm como objetivo desenvolver o saber e a criatividade dos alunos “O objetivo das aulas é aguçar a curiosidade das crianças, desenvolver pesquisas científicas, trabalho em equipe e por fim, claro, desenvolver um protótipo”, explica.
A ideia de iniciar as oficinas de robótica já é um desejo antigo da escola que já foi iniciado pela antiga direção. De acordo com a diretora atual Marili Spengler de Córdova, é uma inovação muito importante para a escola e para as crianças “A tecnologia é muito presente no mercado hoje , mas nas escolas é mais difícil de estar visualizando isso. Atualmente, as crianças possuem muito mais facilidade com essas inovações, e de fato, precisamos incentivar isso em nosso alunos”, comenta.
As oficinas iniciam no ano que vem e vão atender praticamente todas as turmas da escola, “Como a nossa escola tem atividades em período integral, todas as crianças que têm aula no contraturno vão ter a oportunidade de participar dessas oficinas. O objetivo é que em 2020 todas as crianças sejam beneficiadas”, informa a diretora da escola.