Defesa Civil realiza simulado com GRAC – Grupo de Ações Coordenadas

Encerrando as atividades em alusão aos 10 anos da tragédia de 2008, a Prefeitura de Gaspar através da Superintendência de Defesa Civil realizou na manhã de quinta-feira, dia 6, um simulado que reuniu membros do GRAC – Grupo de Ações Coordenadas.

O objetivo do encontro foi simular uma situação de emergência e avaliar a resposta do município em relação a um cenário que interfere no cotidiano da cidade. Além disso, foi iniciada a atualização do plano de contingência e integração entre os órgãos participantes.

De acordo com o Superintendente de Defesa Civil, Rafael Araújo de Freitas, esta é mais uma ação do ciclo da defesa civil. “O simulado foi muito importante para que cada representante saiba exatamente o que fazer quando for necessário uma resposta a um desastre. Este é um trabalho novo de preparação do município, principalmente dos órgãos que atuam diretamente em situações adversas. O intuito é a cada 3 a 4 meses realizar uma reunião integradora do GRAC e simulados de desastres para que o plano de contingência esteja atualizado e para que seja possível diminuir as falhas em caso de um evento real” explica.

O GRAC é formado representantes de órgãos federais, estaduais, municipais e de organizações não-governamentais.

Mais informações: Superintendente de Defesa Civil, Rafael Araújo de Freitas, 3331.1899.