Papai Noel encanta público de Gaspar em bike iluminada

Quando as bikes surgiram no início da rua Coronel Aristilliano Ramos, no centro de Gaspar, as crianças já aglomeravam-se ansiosas em frente à Praça de Natal. A magia em torno da chegada do principal personagem do final de ano ganhou novamente ares de sustentabilidade no município. Papai Noel veio pedalando uma bicicleta toda iluminada, acompanhado por elfos e ciclistas de várias idades e gerações.

Simbolicamente, o bom velhinho recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito Kleber Edson Wan-Dall. Em seguida, foi para a Casa do Papai Noel, especialmente construída na Praça de Natal para receber o público da cidade até o dia 23 de dezembro, sempre das 18h30 às 22h. “Este Natal foi feito para vocês. Curtam o clima de magia e encantamento que toma conta de Gaspar nesta época do ano”, resumiu o prefeito.

A Praça de Natal é um espaço cenográfico criado na Praça Getúlio Vargas e destinado a apresentações culturais, com visitação aberta a moradores e turistas. Além da Casa do Papai Noel, o local conta ainda com um presépio representando São José, Santa Maria e o menino Jesus, além dos animais (vaca, jumento e ovelha). Robson Fassão e Rosângela Antunes trouxeram o pequeno Kauê, de 5 anos, para ver a chegada do Papai Noel. “O evento foi lindo, o espírito natalino está muito bem representado em Gaspar”, elogiou o morador.

O Natal de Gaspar tem tradução simultânea em libras para portadores de deficiência auditiva, sob o comando da tradutora Grasiely Brambilla. Para Mailon dos Santos, 17 anos, e Douglas Alexandre de Andrade, 29 anos, que acompanharam a solenidade de abertura da Praça de Natal com a ajuda de Grasiely, o serviço de tradução simultânea é fundamental. “A maioria dos eventos não dispõe desta facilidade. Ficamos muito felizes porque entendemos tudo o que está sendo falado na mesma hora” , observa Mailon.

A próxima grande atração de Gaspar será o desfile “Tradições de Natal”, no dia 14 de dezembro (sexta). A parada, com início às 20h na rua Coronel Aristiliano Ramos, contará com a participação de duendes, elfos, São Nicolau, Pelznickel (figura folclórica trazida pelos imigrantes alemães), Banda Noel, lanterneiras, Reis Magos, entre outros personagens típicos do Natal.

Com agenda totalmente gratuita e aberta ao público, o “Natal de Gaspar” é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, e organizado pela Prefeitura Municipal de Gaspar. O evento tem patrocínio da Vida & Cor, Ceramfix, Círculo, DDX, GuabiFios, Bel Import, Plasnox, Forta e By Gus.