Mudanças visam uma locomoção mais segura ao ciclista gasparense

Com o aumento da quantidade de veículos no município e os congestionamentos abalando a vida da população de grandes e pequenas cidades, a bicicleta vem se tornando um grande aliado do cidadão para uma melhor locomoção. Em Gaspar, desde 2017, a Secretaria de Planejamento Territorial tem posto em prática a implantação de novas ciclofaixas/ciclovias, além de bicicletários pelo município. A nova mudança será a inversão do lado da ciclofaixa na Rua Nereu Ramos, entre a ponte que vem da Rua Coronel Aristiliano Ramos, nas proximidades da lanchonete Trilhos.

Essa nova modificação já foi demarcada e será efetuada a qualquer momento. A dificuldade para a realização da obra tem sido as constantes mudanças de tempo e a disponibilidade da empresa e seu cronograma.

Segundo Alexandre Gevaerd, Secretário de Planejamento Territorial de Gaspar, o grande volume de usuários que se destinam em direção à parte central da cidade vem de bairros próximos. Assim, com a ciclofaixa do lado das transversais, será mais fácil a locomoção do ciclista na região.  “Outro grande motivo da mudança é para que, no futuro, possamos nos interligar com a ciclovia que virá da Avenida Das Comunidades, assim acontecerá uma melhor saída do fluxo vindo da Rua Coronel Aristiliano Ramos que se interliga com o fluxo vindo do Elevado”, comenta Gevaerd sobre os planos futuros.

Ao todo, são 16.318 metros de ciclovias/ciclofaixas distribuídas em dezesseis ruas do município. Novos projetos arquitetam mais 30.690 metros distribuídos em trinta e três ruas, sendo alguns desses planos uma continuação de outras ciclofaixas já existentes.

Os desafios e a importância da implantação de novas ciclofaixas/ciclovias

Para Gevaerd, há alguns desafios a combater para que as obras continuem sendo efetuadas. Continuar firme nessa ampliação é uma delas. E muitas vezes dependem-se da pavimentação de vias e a largura de algumas ruas também não favorece essa ampliação. O respeito e a compreensão também são dificuldades presentes. “A bicicleta é um veículo não protegido e qualquer acidente pode se tornar fatal, é importante que o usuário motorizado respeite o ciclista”, finalizou Gevaerd.

Para os ciclistas, essas novas mudanças são motivo de felicidade. “O crescimento do número de ciclovias foi incrível, e isso fornece uma segurança e estímulo para o uso da bicicleta, principalmente aos que a usam como forma de transporte”, comenta Charles Wilson Teske do Bike Segura.  Participando frequentemente de reuniões com a secretária responsável, Charles diz que isso mostra que os usuários de bicicleta estão sendo ouvidos.

Mais informações: Secretário de Planejamento, Alexandre Gevaerd, 3331.1875.