Projeto “Bombeiro Especial” iniciou nesta terça (2)

   O Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar e APAE, com apoio e articulação da Secretaria de Assistência Social iniciaram nesta terça-feira, dia 2, uma parceria para ensinar métodos de prevenção a alunos especiais.

 

   As aulas serão ministradas durante quatro encontros todas as terças-feiras, com uma turma no período matutino e outra no vespertino. Os encontros têm a finalidade de prevenir e preparar os alunos para lidar com situações de emergências, proporcionando aos aprendizes um conhecimento funcional de grande importância para o seu dia-a-dia. O projeto prevê atender turmas de 20 alunos entre 14 e 30 anos.

 

   A coordenadora pedagógica da Apae de Gaspar, Maria Aparecida Lopes Cerqueira Butsch  explica a importância da socialização dos alunos. “Nessa parceria os nossos alunos têm a oportunidade de aprender o funcionamento dessa profissão tão especial que trabalha com o objetivo maior que é salvar vidas. Prestar o socorro certo sem medir esforços em doar- se para ajudar o outro” explica. “Nossos adolescentes e jovens ficaram encantados com a organização do material utilizado bem como as explicações da utilização de cada instrumento” completa.

 

   O Secretário de Assistência Social de Gaspar Santiago Martin Navia acredita que além de significante o projeto também é gratificando para todos os envolvidos. “É um momento especial, de muita alegria. Importante trabalho de prevenção e integração. Que essa parceria traga bons frutos a todos os participantes e envolvidos nesse projeto social tão significativo para a nossa cidade” ressalta. 

 

   A expectativa dos organizadores é que o projeto tenha continuidade. Todos os alunos foram selecionados através da APAE, e foram autorizados pelos pais ou responsáveis para participar do projeto. 

 

   O Comandante do pelotão de Gaspar, o tenente Douglas Machado, comenta a importância da integração entre o Corpo de Bombeiros e a sociedade. “Estamos todos animados com este projeto. Para nós é muito importante o envolvimento em ações sociais, receber visitas e compartilhar nosso conhecimento. Ações como essas são um combustível para atendermos com mais garra” ressalta.