Audiência Pública para discussão sobre a reurbanização da Rua Bonifácio Haendchen aconteceu nesta quinta (11)

A noite de quinta-feira, dia 11, foi marcada pela Audiência Pública no Belchior para a discussão da reurbanização da Rua Bonifácio Haendchen. Cerca de 200 pessoas participaram da reunião que contou com a presença de membros do poder executivo e legislativo do município.

O Prefeito Kleber Wan-Dall iniciou sua fala, destacando em ordem cronológica, todo o processo realizado até aqui. Além disso, foi apresentada a última versão do projeto e todos os detalhes da obra. De acordo com o Secretário de Fazenda e Gestão Administrativa, Felipe Juliano Braz, neste mês o Departamento de Compras está trabalhando na elaboração do edital para posterior publicação e abertura da licitação.

“Fiquei feliz com a expressiva participação da comunidade na audiência pública. Foi um momento importante onde tivemos a oportunidade de apresentar todas as etapas do projeto. Além disso, foi sanado dúvidas da comunidade em relação a obra, que deve ter o processo de licitação iniciada nas próximas semanas”.

Além da apresentação, o Prefeito também ouviu as sugestões e sanou as dúvidas da comunidade presente.

Reurbanização da Rua Bonifácio Haendchen

Desde 2013, por meio de um recurso do programa Pró-Transporte, os moradores do Distrito do Belchior aguardando pela reurbanização da via.  Em 2017, quando o Prefeito Kleber Wan-Dall assumiu o governo municipal, foi verificado, pela Secretaria de Planejamento, que o projeto definido seria demorado e oneroso ao município, pois previa o alargamento da via e diversas apropriações, chegando ao montante final de aproximadamente R$ 15 milhões.

Após esta verificação, iniciou-se então um estudo para um novo projeto com objetivo de adequar os custos aos recursos disponíveis e reduzir a interferência junto aos moradores (desapropriações). Logo foi criada a comissão de acompanhamento do novo projeto, na qual participaram de encontros, reuniões com técnicos e discussão com a comunidade.

Em fevereiro de 2018, foi iniciado o projeto executivo. Enquanto que em julho foi protocolado na Caixa Econômica Federal o projeto. Já em agosto foi realizada a sondagem do solo complementar.

Em outubro, foi realizada a aprovação do deslocamento de postes pela Celesc, a entrega da nova atualização do projeto na Caixa Econômica Federal e também foi tomada a decisão da Prefeitura em realizar a remoção completa dos paralelepípedos existentes.
Ainda em 2018, no mês de novembro a Caixa solicitou novas adequações nas planilhas de custos e informações sobre drenagem.
Por fim, em dezembro, foi realizada mais uma reunião com representantes do banco.
Já em 2019, a Secretaria de Planejamento trabalhou de janeiro a março nas correções do projeto exigidas pela Caixa.