Workshop reuniu Senac-SC, gestão e Conselho Municipal de Turismo

Gaspar é uma terra cheia de potencialidades turísticas. O município, que é conhecido como o “Coração do Vale”, tem diversos atrativos para aqueles que querem visitar a cidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, promoveu na última segunda-feira, dia 06, um workshop com o representante do Senac, Luís Fernando Albalustro, juntamente com a equipe gestora do projeto para discutir o cronograma de ações do Plano Municipal de Turismo.

A reunião aconteceu no auditório da Prefeitura, durante a manhã, e foi o primeiro passo após a assinatura do contrato entre a Secretaria e o Senac no início do mês de março. O grupo gestor, que é constituído por pessoas do setor privado, turístico e público, apresentou juntamente com Albalustro como serão distribuídas as ações durantes os doze meses em que o projeto estará em andamento.

Foram também expostas para o Conselho Municipal de Turismo as expectativas sobre o projeto e a meta de concluir o plano em um ano. Durante esses doze meses, estão programadas cerca de seis seminários, três fóruns e diversos workshops e ações promovidas para um melhor entendimento do turismo aqui na região.

Com cerca de oito parques aquáticos e recantos naturais, pesque e pagues, truticultura, cervejarias artesanais e opções de turismo de aventura com passeios, o município de Gaspar tem um grande potencial para crescer ainda mais no ramo do turismo. Sabendo desse potencial, o projeto também irá abordar a criação do inventário turístico de todo o município. O inventário tem com o objetivo analisar os produtos turísticos de Gaspar e os que são produtos em potencial, como por exemplo, as cachaçarias distribuídas pelo território gasparense.

Para o diretor de turismo, Norberto Mette, o município precisa gerenciar com sabedoria os produtos que possui. “Esses locais não são atrativos turísticos ainda porque não há ninguém visitando, não há um ciclo de pessoas nos locais”, comenta o diretor. O trabalho de identificar os pontos turísticos é tão importante quanto definir o plano de ações. “Apenas com um inventário pronto, podemos por em prática as ações que estamos planejando com mais eficiência”, aponta Mette.

O plano tem como principal meta conscientizar e fazer a população entender sobre o que é o turismo e o quão fortalecê-lo é importante. “Vamos fazer seminários e fóruns para discutir e preparar os empresários e empreendedores da região sobre promoção de produtos e a comercialização deles. A preparação é uma parte muito importante.”, ressalta Norberto.

A previsão é colocar o Plano de Turismo em prática ainda no primeiro semestre de 2020. A preparação e as ações foram pensadas e projetadas para melhorar ainda mais o cenário turístico do nosso município.

As ações serão abertas para o público, e os convites serão feitos pelas redes sociais da Prefeitura de Gaspar.