Gaspar inicia preparativos para o movimento Maio Amarelo

A Diretoria de Trânsito de Gaspar (Ditran) promoveu na tarde dessa quinta-feira (7) a primeira reunião com o objetivo de definir a programação no município para o movimento “Maio Amarelo”. Participaram do evento a vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa; representantes do Lions Clube, das Polícias Militar e Rodoviária, do Corpo de Bombeiros, do Sindicato dos Agentes de Trânsito, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Administração Municipal.    

O objetivo da reunião foi definir as primeiras diretrizes para organizar ações multissetoriais com o poder público e sociedade civil no município. A intenção é  propagar ações que possam alertar para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Inicialmente foram propostas ações como faixas em eventos, distribuição de folders e adesão de entidades e indústrias. Um das empresas que já aderiu o movimento é a Linhas Círculos que irá realizar diversas ações entre os cerca de 1.300 funcionários. Uma nova reunião está agendada para a próxima semana para definição e divulgação da programação completa.

 Maio Amarelo

Trata-se de um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação. O movimento acontece em maio em alusão ao decreto de 11 de maio da Organização das Nações Unidas (ONU), decretando ações para a segurança no trânsito entre 2011 e 2020, e tem como meta reduzir em 50% os acidentes de trânsito no mundo.

Situação Trânsito segundo OMS

Mais de 1,25 milhão de pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A taxa do Brasil, desde 2003, subiu de 18,7 para 23,4 e em 2012, o país teve cerca de 47 mil mortes no trânsito estimadas pela OMS, a partir das 42,2 mil mortes efetivamente registradas e atribuídas a acidentes.

Mais informações:

Diretor-Geral de Trânsito, José Lorival Lana: 3332-3811 ou 8847-5369