Samae de Gaspar intensifica serviços de combate a vazamentos não visíveis na rede de abastecimento de água
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Gaspar intensificou nas últimas semanas o serviço de geofonização, que permite identificar vazamentos não visíveis na rede de água. As operações são realizadas durante a noite por servidores do Samae, que estão sempre identificados. Em alguns casos é necessário também avaliar as ligações e hidrômetros dos consumidores.
O Programa de Controle de Perdas (PCP) tem como objetivo reduzir o desperdício de água tratada a níveis aceitáveis, otimizando o uso dos recursos naturais e colaborando para a sustentabilidade econômica. Os índices de perdas de água em sistemas de abastecimento de água potável representam grandes perdas para a sociedade, tanto do ponto de vista socioambiental quanto econômico-financeiro.
As perdas nos sistemas de abastecimento de água exigem ações constantes e sistemáticas. Pode-se destacar o controle e gerenciamento de pressão, o geofonamento de vazamentos, a melhoria da infra-estrutura e de perdas aparentes, a troca de hidrômetros, o combate a fraudes, as ligações irregulares e a verificação cadastral.
Mais informações:
Diretor-Presidente do Samae, Élcio Carlos de Oliveira: 3332-1155 ou 8801-8156