Abertura do 14º Movimento de Distribuição de Leitura na Praça e da 12ª Feira do Livro aconteceu na manhã desta quinta-feira (14)

A 14ª edição do Movimento de Distribuição de Leitura na Praça e a 12ª Feira do Livro iniciaram na manhã desta quinta-feira, 14 de abril. A abertura foi por conta da atriz Daniele Pamplona, que apresentou o espetáculo de contação de histórias da tradição oral brasileira “Uma lavadeira de histórias”. O evento foi realizado no Salão Cristo Rei.

Posteriormente, houve uma conversa com o artista Otávio Júnior, que contou ao público sua história com a literatura. Na oportunidade as crianças puderam esclarecer dúvidas e curiosidades. Além disso, escritor distribuiu autógrafos aos alunos e visitantes. A conversa e sessão de autógrafos volta a acontecer de tarde, das 14h às 15h. Na parte da noite, às 19h, o escritor também estará na Escola Frei Policarpo.

Outra atração realizada durante a manhã foi a apresentação do teatro infantil “Malagueta quer ser grande”. O espetáculo aconteceu na Praça Getúlio Vargas e teve 35 minutos de duração.

Uma novidade da programação desta quinta-feira é a construção de um espaço lúdico na Praça Getúlio Vargas onde acontecerá a intervenção artística intitulada “Coisas que fazem o coração bater mais rápido…”. O público poderá visitá-la um de cada vez, cada pessoa ficará na casa cerca de 7 minutos para que a personagem que habita o local divida seu universo lúdico e as coisas que fazem o coração correr mais rápido. A casa é um lugar de acolhimento, de afeto, de encontro, afirmação e valorização do sujeito. O espaço ficará aberto ao público das 15h às 18h.

Hoje a feira do livro se estenderá até as 19h. Na oportunidade, cinco espaços são disponibilizados para a exposição de produtos como livros, gibis, fantoches e outros impressos de qualidade diretamente relacionados ao evento.

O 14º Movimento de Distribuição de Leitura na Praça e a 12ª Feira do Livro prosseguem nesta sexta-feira (15) e sábado (16). Os objetivos do evento são promover e estimular o gosto pela leitura, divulgar o acervo e o trabalho realizado pela Biblioteca Pública de Gaspar e pelo Proler. Além disso, a ação pretende possibilitar à população o acesso às obras de literatura dos mais variados gêneros.

Sinopse da programação do dia 14 de abril:

Malagueta quer ser grande!
O teatro infantil conta a história da Palhaça Malagueta que deseja ser grande, grande como as crianças. A boneca cria vida, vira gente grande e decide sair com sua casinha sobre rodas a descobrir novos lugares. Descobre então que o bom mesmo é ser do seu tamanho.

Sobre os escritores e contadores de histórias:

Daniele Pamplona
É atriz, contadora de histórias e produtora cultural. Daniele é graduanda em Artes Cênicas – Bacharelado em Interpretação. Atriz e diretora da Faunos Cia Teatral, trabalhando com criação e execução de espetáculos de teatro adulto, infantil e de contação de histórias. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral.

Otávio Júnior
Escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral brasileiro, que ficou conhecido por abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. É autor dos livros: O Chefão, O Livreiro do Alemão e O Garoto da camisa vermelha. 

Quinta-feira (14/04)

Hora

Lugar

Atividade

13h30 às 17h

Praça Getúlio Vargas

Distribuição de leitura nas tendas temáticas: Grupo Amigos da Leitura/ Equipe Biblioteca Pública.

Agendamento: 30 minutos por turma.

14h

Praça Getúlio Vargas

Espetáculo de contação de histórias da tradição oral brasileira: Uma lavadeira de histórias

14h às 15h

Salão Cristo Rei

Conversa com Otávio Júnior

15h

Praça Getúlio Vargas

Sessão de autógrafos com Otávio Junior

15h às 18h

Praça Getúlio Vargas

Coisas que fazem o coração correr mais rápido

 

19h

EEB Frei Policarpo

Conversa e sessão de autógrafos com Otávio Júnior

 

Mais informações:
Administradora Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin, Lúcia Kistner: 3332 5156.