Ensino integral em escolas de Gaspar promove desenvolvimento através de atividades diferenciadas para os alunos

   O ensino integral já está presente em duas escolas em Gaspar, com o propósito de aumentar o desenvolvimento e conhecimento dos alunos através de oficinas no período do contra turno. Essa forma de ensino já acontece nas Escolas Angélica da Costa e também na Escola Aninha Pamplona.

 

   Desde o ano 2015 as escolas já possuem o sistema de ensino integral implantado, são oferecidas oficinas de dança, artes, teatro, música, linguagens, artesanato, jogos e recreação e informática. “São oficinas que desenvolvem muito o raciocínio, a concentração, coordenação motora e a sensibilidade  das crianças”, comenta Marili Spengler de Cordóva diretora da escola Prof. Angélica de Souza Costa.  Na escola Aninha Pamplona Rosa a diretora Aretusa Marquetti de Oliveira explica que as oficinas envolvem muitos projetos “O ensino integral funciona através de projetos. Os professores se reúnem toda segunda- feira para planejar”.

         

   Em média são atendidos 300 alunos pelo ensino integral, que passam nove horas por dia na escola. “Eles entram as 7:30, almoçam na escola e saem as 16:30. Meio período acontece o ensino regular com o mesmo currículo das outras unidades,  e no outro período eles participam das oficinas com os arte educadores e professores”, explica Marili. Na escola Angélica Costa apenas uma turma de terceiro e quarto ano não são integral. Em 2019 os planos da Escola é estudar o currículo integrado para que no ano seguinte toda a escola se torne integral. Já na Escola Aninha a partir deste ano todos os alunos participam. De forma integral A diretora Aretusa também destaca que as expectativas nesse inicio são muito boas e todos na unidade estão prontos para receber os alunos “Na escola recebemos as crianças com muito carinho para que todos os alunos se sintam bem recebidos e seguros”, finaliza.   

        

A secretária de educação Zilma Sansão Benvenutti conta que deseja levar o ensino integral para mais unidades e também oferecer mais oficinas “Vale destacar que o objetivo é ampliar as oportunidades de ensino em todas as unidades. Nesse sentido também oferecer no contra turno escolar, com os arte educadores oficinas de coral e fanfarra”, destacou.  

 

Mais informações: Secretária de Educação, Zilma Mônica Sansão Benevenutti, 3331.1901.