Samae adquiriu cabine de segurança biológica em novembro
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Gaspar adquiriu uma cabine de segurança biológica classe II A no mês de novembro. O equipamento, que será usado no laboratório bacteriológico, conta com 70% de recirculação e 30% de exaustão de ar. Além disso, é equipada com filtros HEPA e produz ar estéril, que proporciona segurança nas análises que são realizadas em condições de esterilidade, como também proteção aos operadores.
A compra da cabine tem o objetivo de trazer maior confiabilidade nos resultados das análises bacteriológicas exigidas pela portaria do Ministério da Saúde nº 2914/2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. O investimento da cabine foi de R$ 11.900,00 com recursos do Samae.
No segundo semestre de 2015 foram adquiridos também dois equipamentos JAR-TEST, para realização de ensaios laboratoriais de dosagem adequada de sulfato de alumínio (coagulante usado no tratamento da água); um deionizador de água, que remove os sais minerais produzindo água quimicamente pura; um esterilizador elétrico, para esterilização de instrumentos como pinças e alças; e um aparelho colorímetro portátil microprocessado digital, para leitura direta de cloro livre e cloro total. A compra dos cinco equipamentos teve um investimento total de R$21.290,00 com recursos próprios.
Mais informações:
Diretor-presidente do Samae de Gaspar, Elcio Carlos de Oliveira: 3332-1155 ou 8801-8156.