Defesa Civil apresenta metas e objetivos para o ano de 2019

   Nesta terça-feira, 12, o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) apresentou o plano de ações para o ano de 2019. O objetivo do plano é traçar as metas, planejamentos e objetivos da Defesa Civil.

 

   Entre as principais medidas está o levantamento da Cota de enchente para o município. O Superintendente da Defesa Civil Evandro de Mello do Amaral explica que essa ação é muito importante para prevenção da população, “O morador vai saber com mais antecedência quando o rio poderá atingir sua casa. Assim, tendo mais tempo para tomar medidas preventivas, como por exemplo, retirar seus pertences.” Evandro destaca que a medida também vai evitar noticias falsas, sobre possíveis lugares que o rio vai atingir. O planejamento da cidade também será facilitado “O cidadão vai ter maior segurança ao iniciar uma construção, sabendo qual é a cota de enchente daquele local. Saberemos quando autorizar construções em locais adequados”, comenta o superintendente.

 

   Outra ação importante é a elaboração do site e aplicativo da Defesa Civil, o site tem o objetivo de ser um veiculo de comunicação oficial da defesa civil. De acordo com Evandro uma das metas do site é o mapeamento de todo o município com as áreas de risco para a população acessar e pesquisar.  Também serão disponibilizados todos os boletins meteorológicos, nível do rio e uma galeria de fotos das enchentes anteriores. O site e o levantamento da cota fazem parte de um pacote desenvolvido pelo CEOPS de Blumenau e terão um custo de 278 mil reais.

 

   Também será feita a reorganização da parte administrativa, o reajuste da nova legislação da defesa civil, reavaliação do plano de contingência, determinar função especifica de cada funcionário e ampliação de projetos sociais como agente mirim e defesa civil na escola.

 

Mais informações: Superintendente de Defesa Civil, Evandro de Mello do Amaral, 3331.1899.