Laboratório de Análises Clínicas é inaugurado no Hospital de Gaspar

Na manhã desta segunda-feira, dia 25, o Hospital de Gaspar, realizou a inauguração do Laboratório de Análises Clínicas – Vita. O espaço com 160 m² está localizado no 2° piso do prédio da instituição, onde a partir de hoje inicia os atendimentos. Cerca de 50 pessoas participaram da manhã de inauguração, que reuniu as autoridades do município.

O laboratório, no qual foram investidos aproximadamente R$ 300 mil, foi instalado através da contratação do Laboratório de Análises Clínicas de Ibirama, após uma chamada pública realizada no primeiro semestre de 2018. O espaço conta com uma infraestrutura moderna e ampliada, que funciona 24horas à disposição dos serviços do Hospital com análises imediatas, em regime ambulatorial.

Totalmente equipado com os mais modernos recursos, promete trazer segurança, confiabilidade e rapidez nos resultados. Antes da implantação, os exames coletados no Hospital eram realizados em laboratórios de Blumenau, o que acabava aumentando o tempo de espera dos pacientes, principalmente no Pronto Atendimento. Para obter um resultado levava em média 4 horas. Hoje, este tempo será de 30 a 120 minutos no máximo, dependendo da complexidade de cada exame. A nova realidade contribui ainda com a redução de custo mensal do Hospital, que deve economizar em torno de R$ 9 mil por mês. Antes este valor era gasto somente com despesas de transporte para o envio de coletas aos laboratórios que prestavam o serviço.

Exames laboratoriais de análises clínicas, exames bioquímicos, gasometria, microbiologia, citológicos e demais exames necessários, agora serão realizados com rapidez, o que trará resultados positivos às demandas tanto do Hospital como da Rede de Saúde. Em 45 dias mais três postos de coleta serão implantados no município. Um no Barracão, que já está em fase de abertura, um no centro e outro no Belchior.

O prefeito Kleber Wan-Dall destacou a importância do funcionamento do laboratório. “É mais um passo que estamos dando, no sentido de buscar melhoria no atendimento a nossa população. Buscamos qualidade, dando uma estrutura adequada para os funcionários e principalmente para as pessoas que utilizam o Hospital”.

O Secretário de Saúde, Carlos Roberto Pereira, destacou a importância do trabalho realizado para a implantação do laboratório. “O que estamos fazendo aqui hoje é a realização de um sonho que foi possível graças a várias mãos. Muitas pessoas contribuíram e tenho certeza de que o nosso grande objetivo vai ser atendido, que é atender à nossa comunidade”, enfatizou.

Mais informações: Secretário de Saúde, Roberto Pereira, 3703.3718.