Secretaria de Assistência Social realiza palestra com tema “População Haitiana de Gaspar e a Garantia de Direitos”

A Prefeitura de Gaspar por intermédio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC promoveram na tarde desta terça-feira, dia 26, uma palestra com o tema “População Haitiana de Gaspar e a Garantia de Direitos”, ministrada pela professora Dra Ana Paula Kuczmynda da Silveira.

O objetivo central do encontro foi debater problemas enfrentados no atendimento aos haitianos e como garantir seus direitos nas políticas públicas do município. Conforme explica a Dra Ana Paula, é necessário realizar um diagnóstico para entender como podemos atender as demandas originárias dessa comunidade. “É um processo em que é preciso estudar a realidade de outra população, de outra comunidade que não é originária daqui, mas que hoje está aqui conosco. A gente precisa entender essa realidade e entender quem são essas pessoas, porque estão aqui, porque permanecem aqui para entender como fazer uma intervenção. Esse movimento que estamos fazendo é algo que o IFSC já faz, mas agora será aplicado para melhorar as políticas públicas e atender melhor as necessidades, garantindo os direitos destes cidadãos”.  Um dos principais trabalhos é realizado pelo IFSC e atende mais de 270 haitianos hoje, são as aulas de português para estrangeiros.

O Prefeito Kleber Wan-Dall, que abriu o evento, comentou a importância da discussão de idéias e trocas de experiências entre os servidores que atendem os haitianos. “Essa é uma importante ação de integração para compreender melhor essa comunidade que utiliza os serviços municipais, para que possam ter seus direitos garantidos”.

Já o Secretário de Assistência Social exalta a parceria entre o governo municipal e o Instituto Federal de Santa Catarina. “Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas sociais. Através da Dra Ana Paula pudemos compreender melhor a cultura, a história e tradições do povo haitiano, que acessa os serviços da Assistência Social” explica.

No fim do evento, as demandas levantadas foram encaminhadas ao IFSC para que possam ser orientadas e solucionadas da melhor maneira possível.

Mais informações: Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, 3397.1094.