Secretaria de Educação promove a hora-atividade para todos os professores do município

Sabemos que a educação é um dos nossos diretos fundamentais. Que ajuda, não só, no desenvolvimento do nosso município, como também no de cada indivíduo. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Gaspar por meio da Secretaria de Educação instituiu, a partir de 2019, a Hora Atividade Integral do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Gaspar.

Com isso, todos os meses, os professores da rede municipal têm oito horas de formação. Zilma Mônica Sansão Benevenutti, secretária de Educação, explica que cada professor tem quatorze horas de não atividade. “Eles estarão na formação na Secretaria ou em formação na escola em que trabalha”, comenta Zilma.

Esses encontros servem para que o professor programe o seu trabalho, e também evolua tanto na qualidade de seu ensino quanto em suas atividades em sala de aula. Semanalmente é abordado um segmento específico, envolvendo os professores desde o berçário até o 9º ano.

Na manhã do dia 26 de fevereiro, aconteceu a formação dos professores da educação física juntamente com a Fundação Municipal de Esportes e Lazer que trataram do calendário de esportes da rede municipal e os eventos esportivos do município. Outra ação tratada neste dia específico foi à aquisição de material para as aulas de educação física que aconteceu neste governo do Prefeito Kleber Wan-Dall. ”Com essa aquisição conseguimos melhorar a condição das aulas dos professores do nosso município”, comenta Zilma. “A entrega dessa última aquisição será feita neste mês, e tem tudo para ser um momento muito bom”, concluí.

Havia certa dificuldade em reunir os professores, porque não existia um momento para todos estarem juntos. No entanto, com a implantação da Hora-Atividade, haverá sempre um dia do mês em que os professores não estarão em suas escolas, e sim na Secretaria de Educação. Esse momento serve para organizar, avaliar os planejamentos e tirar dúvidas que antes não eram sanadas facilmente.

Para Zilma, esses encontros envolvem muito mais do que um desejo de melhorar o IDEB de Gaspar ou as condições de trabalho. “Não estamos olhando só para isso. Conhecimento é poder, e estamos fazendo de forma coletiva essa mudança”, esclarece a secretária de Educação. “Os professores nos ajudaram a organizar essa pauta da formação continuada, e agora estão usufruindo dessa conquista”, finaliza.

Mais informações: Secretária de Educação, Zilma Mônica Sansão Benevenutti, 3331.1901.