Procon de Gaspar realiza blitz informativa em alusão ao Dia do Consumidor
Em 15 de março é celebrado o Dia do Consumidor, a data vem ganhando relevância junto ao comércio nacional. Pensando na garantia dos direitos dos consumidores gasparenses, a Prefeitura de Gaspar por meio do Procon, vai realizar nesta sexta-feira e no sábado, uma blitz informativa direcionado a consignados.
O objetivo é esclarecer e informar o consumidor que utiliza o crédito consignado no município. Na sexta-feira, a blitz acontece no Prédio do Gascic, junto a Agência do INSS, das às 8h30 às 13h. Já no sábado, o Procon atenderá a população no Jardim Primavera, das 8h30 às 11h, durante o “Comunidade em Ação”.
Conforme comenta o Superintendente do Procon de Gaspar, Thiago Fellipe Zardo Machado, o evento é importante para chamar atenção do consumidor sobre os seus direitos. “A blitz acontece para informar, esclarecer o consumidor quanto aos seus direitos na hora de fazer um consignado, durante um consignado ou para quem precisa cancelar um consignado. Aposentados e pensionistas são assediados frequentemente por fornecedores deste serviço, que algumas vezes praticam taxas de juros abusivas e procedimentos irregulares. A tarefa do Procon é esclarecer os direitos e orientar os consumidores, exijindo por exemplo mais transparência por parte das empresas” explica.
É importante lembrar que em caso de problemas não solucionados diretamente com a instituição financeira, o consumidor pode registrar uma reclamação junto ao INSS via 135 ou 3332.5240. Outra opção também é procurar o Procon de Gaspar.
Confira algumas dicas do Procon:
-> Não empreste seu nome: o Procon sugere ao consumidor, principalmente ao idoso, que não faça empréstimo consignado para terceiro, mesmo que seja da família, pois é muito comum nestes casos o não pagamento por parte do terceiro ao consumidor;
-> Pesquise sempre para saber quais bancos oferecem as melhores taxas e condições;
-> Evite passar informações pessoais por telefone;
-> Verifique o impacto do valor das parcelas no seu orçamento e, da mesma forma, evite pagar juros;
-> Na taxa máxima de juros já estão inclusos todos os custos da operação;
-> A mensalidade não pode ultrapassar 35% (trinta e cinco) do montante do benefício líquido;
-> O consumidor precisa ser informado sobre a quantidade e o valor das prestações que irá pagar. É sugerido que o contrato deva ser efetuado por prazo máximo de 72 meses (6 anos);
-> Deverá constar no contrato o valor total que será pago ao final do empréstimo, já inclusa a taxa efetiva anual de juros, bem como, os acréscimos e reajustes previstos em lei;
-> Os juros e multa pelo eventual atraso no pagamento de alguma parcela não pode ser superior a 2% (dois por cento) do valor da parcela mensal do empréstimo e, deve estar fixado no contrato;
-> Caso o consumidor queria quitar antecipadamente o contrato, a instituição financeira é obrigada a entregar o respectivo boleto de quitação, acompanhado da respectiva planilha de cálculos, no prazo de até dez dias úteis;
-> É ilegal a cobrança de taxa ou tarifa de quitação antecipada, principalmente quando o consumidor deseja efetuar a portabilidade do seu contrato;
-> Cuidado com as propostas de reparcelamentos, além de aumentar a dívida do consumidor, muitas vezes eles aumentam a taxa de juros.
Mais informações: Superintendente do Procon de Gaspar, Thiago Fellipe Zardo Machado, 3331.6305.