PREFEITURA DE GASPAR REALIZA OBRAS EMERGENCIAIS DE CONTENÇÃO
A Prefeitura de Gaspar tem trabalhado nos últimos dias de forma intensa para garantir a segurança das pessoas e minimizar os impactos ocasionados pelo deslizamento às margens do Rio Itajaí-Açu, na Rua Dr. Nereu Ramos, bairro Coloninha. O incidente foi registrado na manhã de terça-feira, dia 18. Desde o atendimento imediato da ocorrência por parte dos Agentes de Trânsito e Defesa Civil, já foram realizados diversos serviços como abertura de uma rota alternativa, sinalização, interdição e estão em andamento estudos de solo e obras emergenciais de contenção.
O deslizamento foi registrado por volta das 11h de terça-feira e, de imediato, Agentes de Trânsito e Defesa Civil se deslocaram e providenciaram o isolamento do local, o controle do tráfego e o monitoramento da área. Às 16h o Grupo de Ações Coordenadas – GRAC se reuniu para avaliar a evolução e as ações e decidiu, por recomendação dos engenheiros e geólogos, pela interdição total da Rua Dr. Nereu Ramos, devido aos riscos que ainda oferecia por conta da movimentação do solo. A todo o momento, Agentes de Trânsito e voluntários da Defesa Civil estiveram nos locais do incidente e de acesso às rotas alternativas para orientar os motoristas.
No início da manhã de quarta-feira, dia 19, já iniciaram os serviços de abertura de uma rota alternativa e as obras emergenciais de contenção. Às 11h, engenheiros e geólogo da Defesa Civil Regional e do Estado estiveram no local para avaliar a situação e concordaram com a interdição e procedimentos adotados pelo GRAC. Na tarde do mesmo dia, o prefeito Kleber Wan-Dall assinou o decreto de situação de emergência localizada, conforme orientação dos técnicos.
Ainda na tarde de quarta-feira, a Prefeitura de Gaspar atendeu a imprensa em uma coletiva, onde foram apresentados os projetos emergenciais para a contenção do local e os trabalhos que estavam sendo realizados e planejados. Na mesma hora iniciaram, no local do incidente, os trabalhos com maquinário para sondagem do solo da via e de estabilização temporária para diminuir o risco de deslizamento.
Na quinta-feira, dia 20, mesmo com o feriado, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Defesa Civil e Agentes de Trânsito continuaram os serviços e anteciparam a conclusão de uma nova via. Às 16h foi liberada a rota alternativa que passa pelas Ruas Olga Bohn, Paulo Bailer, José Casas, por terrenos privados cedidos pelos proprietários e pela Rua Paulo Evaldo Gaetner. Neste trecho não é permitido trafegar veículos com mais de quatro toneladas, com exceção de ônibus de transporte coletivo. “Precisamos que os motoristas tenham a consciência de transitar em velocidade reduzida e com muita atenção. Esta é uma via temporária que abrimos para minimizar os impactos no tráfego. Ela passa por uma área residencial, com ruas estreitas e precisamos prezar pela vida e integridade física dos moradores”, reforça o prefeito. Além dos esforços empreendidos em sinalizar ao máximo o trecho, agentes de trânsito e voluntários da Defesa Civil estão nos locais de acesso 24 horas por dia para orientar e fiscalizar.
Nesta sexta-feira, 21, em nova reunião, o GRAC decidiu utilizar um estudo de batimetria, que consiste em um levantamento do solo do leito e da profundidade do rio, feito por uma embarcação com sonda. O relatório produzido, juntamente com a sondagem que já está sendo executada, servirá de subsídio para que a Secretaria de Planejamento Territorial possa elaborar os projetos necessários para garantir a máxima eficiência de uma obra permanente para o local. Enquanto isso, as obras de contenção emergencial continuam.
“Gaspar é uma cidade que possui muitas vias estruturantes historicamente construídas às margens do rio. Os geólogos acreditam que a grande causa desse deslizamento tenha sido a má qualidade do solo sob influência da movimentação da maré e cheias”, explica o prefeito.
Ao todo, mais de 60 pessoas estão envolvidas diretamente com as obras e ações relacionadas ao deslizamento. São servidores das secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Planejamento Territorial e de Fazenda e Gestão Administrativa, da Superintendência de Trânsito, Superintendência de Defesa Civil, Procuradoria além de funcionários de empresas terceirizadas e voluntários. Já serão utilizados mais de 1.500m³ de macadame britado e 600m³ de rachão e estão em serviço 10 caminhões, quatro escavadeiras, 1 trator de esteira e outros equipamentos e materiais.
O prefeito Kleber Wan-Dall já tem agenda em Brasília no dia 7 de Julho para buscar apoio e recursos do Governo Federal para a execução da obra permanente. A Prefeitura também deve buscar recursos junto ao Governo do Estado.
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