Assistência Social capacita rede para prestar apoio à população

 

 

 

 

A Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Centro de Valorização da Vida – CVV, realizou uma capacitação com membros de órgãos sociais do município na última semana. O tema em discussão foi o fortalecimento de vínculos para prevenir a automutilação e envolveu mais de 50 pessoas. O objetivo desses encontros é habilitar e formar uma rede socioassistencial de apoio para orientar pessoas que enfrentam algum problema e diminuir o número de casos ralcionados no município . 

A capacitação aconteceu na Câmara de Vereadores e foi ministrada pela voluntária do CVV, Zita Darugna. Estiveram presentes pessoas ligadas ao Hospital de Gaspar, CRAS, CREA, CAPS, Polícia Militar, Casas de Acolhimento do município, Conselhos Municipais e Secretaria de Educação. Foi realizada uma roda de conversas para discutir o assunto e a importância do trabalho conjunto entre os órgãos sociais de Gaspar. “Vamos manter esses encontros mensais ou bimestrais para fortalecer a rede e consequentemente o atendimento da nossa população. Foi um evento muito relevante com discussões muito importantes”, comentou Santiago Martin Navia, secretário de assistência social.

A automutilação, de acordo com a Sociedade Internacional para Estudos de Comportamentos Autolesivos, é quando o indivíduo provoca uma lesão em seu corpo sem a intenção de tirar a sua vida. Esse comportamento ocorre principalmente em jovens. Entre as motivações estão envolvidos sentimentos como angústia e dor emocional, que é caracterizada pelo CVV como uma emoção que a pessoa é incapaz de lidar. Por isso, a automutilação seria uma espécie de escape para a dor emocional. Para auxiliar no trabalho da rede socioassistencial, o Hospital de Gaspar também vai realizar um levantamento dos atendimentos de  tentativas de suicídio no município.

Esse foi o primeiro contato da Assistência com o CVV, porém a Secretaria de Assistência Social já tem planos para no próximo mês realizar mais capacitações com rede e fortalecer esse vínculo entre os órgãos. “Vários temas serão trabalhados, tudo para consolidar essa parceria. Afinal, um mesmo indivíduo que usa o serviço da assistência social usa também outros serviços desses orgãos”, explicou Navia.

O Centro de valorização da Vida, CVV, é uma associação sem fins lucrativos que de forma voluntária presta apoio para pessoas que passam por situações difíceis emocionalmente e precisam conversar. Dessa forma, atuando na prevenção do suicídio. Em 2015 também participou da elaboração da Política  Nacional de Prevenção do Suicídio, do Ministério da Saúde que resultou na implantação de uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio.