Comitiva de Gaspar vai à Brasília em busca de recursos

Uma comitiva de Gaspar está a caminho de Brasília para buscar aporte financeiro na Defesa Civil Nacional. O obejtivo é garantir recursos para execução da obra de contenção permanente e reconstrução do trecho da Rua Dr. Nereu Ramos, Bairro Coloninha, que sofreu deslizamento no último dia 18.

A ocorrência foi registrada no dia 18 de junho e, desde então, mais de 60 pessoas estão envolvidas diariamente e diretamente com as obras e ações relacionadas ao deslizamento. São servidores das secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Planejamento Territorial e de Fazenda e Gestão Administrativa, da Superintendência de Trânsito, Superintendência de Defesa Civil, Procuradoria, além de funcionários de empresas terceirizadas e voluntários.

Na última semana, a equipe da Secretaria de Obras recebeu os resultados da batimetria, feito por uma embarcação com sonda. O estudo consiste no mensuramento da profundidade das massas de água para determinação da topografia do seu leito. Os resultados da perfuração da via também já foram obtidos. Com base nesses resultados é possível elaborar um projeto para permanete. Enquanto isso, as obras de contenção emergencial continuam.

O projeto que a equipe da Secretaria de Obras e a Superintendência da Defesa Civil, com o apoio dos engenheiros da Defesa Civil do Estado, vem trabalhando consiste na contenção ideal permanente da via e também a reconstrução. O projeto está em fase final para então seguir para o orçamento oficial.

Na obra de contenção emergencial, já foram utilizados mais de 1.500m³ de macadame britado e 600m³ de rachão e estão em serviço 12 caminhões, 3 escavadeias hidráulicas, 1 trator de esteira e outros equipamentos e materiais. A comitiva é formada pelo prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, junto com o superintendente da Defesa Civil, Evandro de Mello Amaral, e o chefe de gabinete, Roni Muller,