Continuam os trabalhos de levantamento das cotas de enchente em Gaspar
O estudo de cotas de enchente e mapa de inundação é um trabalho importante para o município, pois é por meio desses resultados que a Defesa Civil pode elaborar um plano e orientar a população em caso de um evento adverso. Desde o mês de abril, bolsistas do Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu – CEOPS da Universidade de Blumenau – FURB, realizamo o levantamento na cidade. Já foram realizadas vistorias nos bairros Coloninha, Gaspar Grande, Bela Vista e parte do Figueira, sendo que todas as ruas do município serão vistoriadas.
O processo inicia com as marcas das enchentes, que são obtidas com a ajuda dos moradores. É utilizada como referência a enchente de 2011 e, em alguns casos, a de 1983. Com estas informações, é apontada a cota em cada esquina e pontos intermediários, com auxílio de régua e equipamento que denomina o nível. O resultado é referenciado a medição do Rio Itajaí-Açú na régua da ANA localizado na empresa Círculo. Outra equipe utiliza o GPS Geodésico para levantar os dados também da marca das enchentes para elaborar as manchas de inundações, conhecida como carta enchente.
Até o momento o CEOPS já passou pelos bairros Coloninha, Gaspar Grande, Bela Vista e parte do Figueira, sendo que o levantamento será realizado em todas as ruas do município. O engenheiro hidrometrista e coordenador do estudo, Ademar Cordeiro, ressalta a importância da ajuda da população no processo. “Quem presenciou as últimas enchentes, sabe da importância deste estudo para a cidade. Por isso, nós ressaltamos que é essencial o apoio da população na hora de compartilhar a informação com os bolsistas. A equipe passará rua por rua coletando as informações. Por segurança, todos os participantes do estudo estarão devidamente uniformizados”, ressalta.
Já o Superintendente de Defesa Civil, Evandro de Mello do Amaral, explica a importância para o desenvolvimento da cidade. “É um estudo que nos auxilia na prevenção e no planejamento da cidade. Assim que for finalizado, disponibilizaremos um portal e um aplicativo da Defesa Civil de Gaspar para que o cidadão possa consultar a cota de enchente da sua rua. Com esta ferramenta é possível tomar medidas preventivas com tempo e cautela em caso de uma adversidade”, finaliza.
O investimento da Prefeitura de Gaspar no estudo de cotas de enchente e mapa de inundação é de R$ 278 mil. Além do estudo, site e aplicativo, a Defesa Civil de Gaspar também vai investir na compra de uma nova régua de medição do rio Itajaí-Açú.