Feira de Artesanato fomenta a economia criativa na ExpoGaspar

Tradicional no município, a Feira de Artesanato acontece todo mês em Gaspar. Desde o ano passado, a edição de Julho entrou na programação da ExpoGaspar com a participação dos artesãos na Multifeira. Neste ano serão 40 expositores que atendem ao público na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins, Rua Hercílio Fides Zimmermann, 300 – Margem Esquerda, nos dias 5, 6 e 7 de julho.

A feira de artesanato mostrará trabalhos variados e está com novidades neste ano. Além dos famosos estandes de trabalhos artesanais e manuais que envolvem a confecção de roupas, objetos e acessórios, haverá espaço para a comercialização de alimentos artesanais como bolos, brigadeiros, biscoitos e diversas outras guloseimas.

Para Neida Beduschi, diretora de Cultura, essa é uma excelente oportunidade para os artesãos de Gaspar mostrarem seu trabalho. “A visibilidade para esse setor é essencial, principalmente porque está em alta no Brasil. Temos uma cultura forte do artesanato no município e nada melhor do que usar esses espaços para divulgá-los e de certa forma fomentar a economia do município”, comenta.

Conforme pesquisa do IBGE, 10 milhões de brasileiros ganham a vida com a comercialização de produtos artesanais, sendo esse um setor que cresce ano após ano no país. A “Economia Criativa”, como especialistas nomearam, é um setor de grande desenvolvimento e que já arrecada cerca de R$ 50 bilhões ao ano, só no Artesanato. Em Gaspar, a procura por se capacitar e microempreender neste setor é alta. “A Gaspar Art hoje ajuda o artesão na área de cursos de capacitação, tanto na parte prática do artesanato quanto na parte do empreendedorismo”, comenta Alaíde Vitorino, presidente da Associação Gaspar Art. “O governo municipal e a Diretoria de Cultura vêm nos apoiando muito e nos dando muita visibilidade, é ótimo para o artesão gasparenses ver seu trabalho em destaque. Sabemos que ninguém faz nada sozinho”, salienta.

No ano passando, a Prefeitura de Gaspar em parceira com a Associação dos Artesãos e o Governo do Estado de Santa Catarina, capacitaram e emitiram a Carteira Nacional do Artesão para dezesseis associados que participarão da Feira de Artesanato neste final de semana. “A qualificação deixa clara a qualidade dos produtos que serão encontrados na feira”, garantiu Alaíde.

Neida comenta que é clara a alta demanda de Gaspar nos setores criativos. “A feira é sempre recebida de forma positiva no município, tanto da parte do cidadão quanto da parte do artesão que gosta de ver seu trabalho sendo valorizado”, afirma. A feira é variada e voltada à divulgação do trabalho feito no município.

Oficina de Amigurumi

Durante a programação da Feira também acontecem as oficinas de Amigurumi, uma parceria entre a Diretoria de Cultura com a empresa Círculo S/A. As aulas acontecem na sexta, sábado e domingo em horários diferenciados. Ministradas pela artesã Cláudia Stolf, a pessoa interessada deve ter conhecimento e experiência básica na elaboração de amigurumis, todo o material e a oficina são gratuitos. Ainda restam vagas, para se inscrever é só entrar em contato com a Diretoria de Cultura pelo telefone 3331-1914, no entanto, as vagas são limitadas.