Estudantes de Gaspar participam da III Olimpíada Nacional de Cartografia

 

 

 

Foi em uma das formações realizadas pela Secretaria de Educação, que a professora de geografia, Grácia Margarida Russi Prade, da Escola Norma Mônica, teve conhecimento das Olimpíadas Nacionais de Cartografia (OBRAC), que acontecem a cada dois anos. A professora e mais quatro alunos do 9º ano, Catherine Isabel Lancer, Isadora Junges Schumacker, Isadora Tschoeker Hening e Rafael Ademar Lanser foram selecionados para participar da olimpíada e já venceram duas etapas. 

As Olimpíadas iniciaram em 2015 e  já estão na sua terceira edição, esse ano tem como tema principal ‘Refugiados’, porém outras questões relacionadas a cartografia  também serão desenvolvidas. Ao todo são duas provas teóricas e duas provas práticas para chegar até a final, que ocorre na cidade do Rio de Janeiro em novembro. Os alunos Gasparenses já venceram as duas etapas teóricas que consistiu em provas de pergunta e resposta que foram feitas online. As provas envolvem exercícios de cálculo e cartografia, na primeira etapa os alunos tiveram um ótimo desempenho com 90% de aproveitamento, 10% de bônus de tempo e 80% da prova. A professora conta que ficou muito feliz e surpresa com a classificação, por ser a primeira vez que a escola participa e também que os alunos também estão muito dedicados, sendo que maioria das tarefas desempenharam sozinhos “ Orientei eles em algumas aulas, mas é tudo produção dos alunos, eu não interfiro nas respostas deles, apenas acompanho e oriento”, contou. 

Após passarem pelas provas teóricas os alunos agora enfrentam a primeira prova prática, que consiste na produção de um croqui, que é uma produção mais simples da cartografia. Dessa forma, foram disponibilizados no sistema online da OBRAC programas para que os estudantes possam desenvolver seu projeto.  De acordo com a professora Grácia, o croqui já está quase finalizado “O croqui elaborado foi dos arredores da escola, foi feito todo pelo computador nos programas disponibilizados. Também foi gravado um vídeo da produção e também um relatório descrevendo como foi elaborado o croqui”, explicou. O tema desta etapa prática é a inclusão, por isso uma das tarefas da prova depois da elaboração do croqui é produzir com ele uma maquete tátil para deficientes visuais. O resultado desta prova está previsto para sair no dia 5 de agosto.

A OBRAC tem o objetivo de divulgar a ciências cartográficas, desenvolver o trabalho em equipe e despertar a curiosidade dos alunos para esta área, fazendo isso através do desenvolvimento das ciências da informação geoespacial. Na última edição, mais de 1500 escolas participaram, totalizando 6 mil estudantes.  

 

Formações 

A Secretaria de Educação mensalmente realiza diversas formações com os profissionais da educação em diversas áreas, abrangendo todos os servidores das unidades de ensino com objetivo de aperfeiçoar o trabalho desses profissionais. As capacitações fazem parte da hora-atividade dos professores. A hora-atividade é um tempo destinado para planejamento de aulas, correção de trabalhos e também as formações ofertadas pela secretaria de educação.