170 atletas participaram do 6º Bamboo Skate Contest 2019

No domingo, dia 21, skatistas de diversas partes do Brasil tiveram a chance de mostrar suas habilidades no Bamboo Skate Contest 2019, que aconteceu na pista do Ginásio Prefeito João dos Santos no período vespertino. A competição reuniu 170 atletas e já é tradicional na região. Estiveram presentes atletas do sul do Brasil, além de nomes amadores de São Paulo, Minas Gerais, Pará e Ceara. Gaspar foi campeã na categoria Mirim, com o skatista Murilo Vargas.

Considerado o maior campeonato amador de Santa Catarina, os atletas disputam títulos em cinco categorias que abrangem diversas idades. Mirim é a categoria com atletas de idade até 13 anos, depois os atletas são divididos em iniciante, amador aberto e Old School com atletas acima de 35 anos. Já as mulheres tem uma categoria especifica no campeonato. Os skatistas são julgados por uma banca, e as notas iam de 50 a 100 pontos.

Realizada pelo sexto ano, a competição já tem história no município e conta com grande visibilidade no estado. João Gabriel Darós, organizador do evento, comenta sobre o a importância desses eventos. “Eventos como esse fortalecem o esporte na região e também ajudam na integração dos atletas que podem trocar experiências, além de adquirir conhecimento com participantes de outros lugares do Brasil”, explica.

Com diversos trabalhos voltados a prática de skate, além do evento, a Bamboo Shop Original em parceria com o Projeto Amigos do Skate e o apoio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer realiza todas as quartas-feiras polos de iniciação esportiva no município. As aulas acontecem no Ginásio Prefeito João dos Santos. Para João Darós, o skate tende a se tornar um dos esportes mais populares do Brasil. “O crescimento do esporte é claro, principalmente agora que o Skate virou uma modalidade Olímpica”, afirma João. “O Brasil é muito forte hoje no Skate, gerando muita visibilidade e quebrando o tabu de que isso não é esporte”, finaliza.

Confira em anexo os resultados de todas as categorias.

Projeto Amigos do Skate

O projeto Amigos do Skate vem trazendo atividades gratuitas envolvendo o esporte desde 2011 para crianças a partir de cinco anos. No ano de 2018, os organizadores firmaram a parceria com a Fundação Municipal de Esportes, que transformou a escolhinha em um dos polos de iniciação esportiva no município. Recebendo assim auxílio da cidade.

600 crianças já participaram do projeto, e cerca de 50 crianças e adolescentes participam do polo atualmente.