CRAS realiza ações culturais para crianças e adolescentes de centros de Gaspar

   A Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Dra. Zilda Arns e Silvio Schramm, realizou nos últimos dias 20 e 22 de julho ações culturais e de lazer para crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV. As atividades incluíram uma ida ao cinema e um arraia com muita música, pipoca e diversão.

   No sábado, dia 20, foi realizada uma ação comunitária no CRAS Silvio Schramm com o tema Arraia do CRAS, no turno vespertino. Com o objetivo de integrar e fortalecer vínculos da instituição com a comunidade, cerca de 100 pessoas participaram da festa que reuniu atividades temáticas além de quentão sem álcool, suco, cachorro quente e diversos bolos.

   Com atividades recreativas, as crianças e adolescentes puderam se divertir com brincadeiras como a corrida do ovo, corrida do pé amarrado e a de colocar o rabo no burro, além do espaço dispor de cama elástica e tobogã. As atividades têm como objetivo fortalecer vínculos com a comunidade, além de contribuir para melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento humano nos indivíduos que frequentam a instituição.

   A semana iniciou agitada para as crianças e adolescentes do CRAS Dra. Zilda Arns Neumann, isso porque na segunda-feira, dia 22, a Secretária de Assistência Social juntamente com o CRAS e iniciativas privadas realizou uma atividade diferenciada para os usuários da instituição: uma visita cultural ao cinema. Na oportunidade as crianças e adolescentes assistiram o nostálgico filme Rei Leão.

   Atendendo a pedidos, a atividade possibilitou acesso a experiências e manifestações artísticas e culturais, além de oferecer uma opção de lazer. As oficinas são realizadas de forma regular e proporcionam entre os usuários a oportunidade de escutar e ver novas coisas. Valorizar e reconhecer as experiências de terceiros. Abrir o diálogo para a resolução de conflitos e reconhecer seus limites. Já atividades voltadas ao lazer, cultura e teor artístico servem para fortalecer vínculos sociais e familiares, além gerar um momento de descanso e descontração.

   Santiago Martin Navia, secretário da Assistência Social de Gaspar, acredita que são práticas recreativas e que instigam a formação de boas memórias que ajudam a fortalecer o trabalho social do município. “Vemos com essas práticas um avanço nas políticas de assistência social através da prevenção e do fortalecimento de vínculos sociais e comunitários por meio do CRAS”, explica.

Sobre o CRAS

Um local público em que são oferecidos serviços de Assistência Social com objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, além de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais. Neste ambiente são ofertados acompanhamentos familiares por meio da Proteção e Atenção Integral à família – PAIF e atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Em Gaspar, três CRAS funcionam abrangendo todas as regiões do município.

Mais informações: Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, 3332.0068