Faculdade Integrativa da Terceira Idade terá aula inaugural nesta quinta-feira
Com a missão social de oportunizar aos cidadãos de Gaspar acima de 60 anos o desenvolvimento do conhecimento, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove a aula inaugural da Faculdade Integrativa da Terceira Idade nesta quinta-feira, dia 1º, na Associação Bunge às 19h. As inscrições foram disponibilizadas entre os dias 15 e 19 de julho, no entanto, as 25 vagas foram preenchidas em dois dias, mostrando a alta demanda pela atividade.
O evento inaugural contará com a presença de autoridades, professores, alunos e convidados dos alunos e será realizada a aula magna ,para simbolizar o início das atividades. As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras das 14h às 16h30 até novembro deste ano, e terão início oficialmente no dia 5 de agosto, próxima segunda-feira. Promovido pela Assistência Social do município, o curso é livre e faz parte de várias ações que a Secretaria promove para o gasparense da melhor idade.
O curso serve para ajudar o idoso nas finanças pessoais, economia do cotidiano, oficina de memórias, atividades funcionais, saúde, qualidade de vida, imagem e cuidados pessoais. Santiago Martin Navia, secretário de Assistência Social, comenta a importância do sucesso da faculdade para a população idosa do município. “O recebimento dessa ideia mostra o reconhecimento que o projeto tem para a população idosa como um local onde eles terão qualidade de vida e ações para aumentar seus conhecimentos”, salienta. O secretário também ressalta sobre as ações lúdicas, de lazer e esportivas que acontecerão durante o curso. “Queremos que nossos idosos tenham um envelhecimento ativo, essa é o principal objetivo das políticas públicas do município para o idoso”, ressalta.
A expectativa para o andamento do projeto são as melhores possíveis; “Esse é o primeiro curso, no entanto, já pensamos em ampliar essa atividade no futuro já que a primeiro momento este curso é livre. Queremos trazer novas disciplinas, além de promover visitas técnicas e de estudo”, afirma o secretario. A Faculdade Integrativa oportunizará o aprendizado de caráter formativo ou de aprimoramento, autonomia intelectual, independência funcional e a consequente melhora na qualidade de vida, bem como o desenvolvimento regional buscando sinergia entre as oportunidades sócias econômicas disponíveis e a inserção da população com mais de 60 nas atividades do município.
Terceira Idade em Gaspar
Dados do IBGE apontam que no último censo, realizado em 2011, a população de pessoas acima de 60 anos na cidade era de aproximadamente cinco mil pessoas. A Assessoria de Assuntos para a Melhor Idade é responsável por promover atividades voltadas para os idosos. O objetivo do órgão é proporcionar qualidade de vida aos idosos em Gaspar por meio de grupos de lazer e cursos que incentivam a cultura.