Nova sede da Escola Olímpio Moretto é entregue à comunidade
A noite da última segunda-feira, dia 29, foi especial para pais, professores e alunos da Escola de Ensino Fundamental Olímpio Moretto, no Bairro Gaspar Grande. Isso porque foi oficialmente entregue à comunidade a nova sede da unidade educacional. A obra era uma demanda antiga da comunidade, já que a antiga escola não atendia mais a demanda de estudantes e apresentava problemas estruturais. Mais de duzentas pessoas acompanharam a solenidade que contou com a presença de autoridades municipais e apresentações de teatro, dança e música pelos alunos da escola.
A cerimônia foi marcada por discursos que exaltavam o poder da união da comunidade do Gaspar Grande, que há anos lutava e ansiava pela nova escola. Em sua fala, Cesário Moretto, filho do professor Olímpio Moretto emocionou a todos ao lembrar dos ensinamentos de seu pai e ainda ressaltou a importância da nova sede. “Esse é um momento de muita alegria, felicidade e satisfação. Ansiávamos há tempos com essa nova construção, já que na antiga escola havia diversos problemas estruturais. A nossa comunidade mostrou que tudo pode ser idealizado quando se tem boa vontade”, ressalta.
Fabiana Deschamps presidente da Associação de Pais e Professores da Escola Olímpio Moretto, lembrou da luta da comunidade ao longo dos anos. “Quem esteve conosco durante essa jornada sabe o quanto lutamos para que chegasse esse momento. Foram diversos imprevistos como obra parada, agonia, chovendo dentro da escola antiga. Foram diversas reuniões e mobilizações. Hoje agradeço ao Prefeito Kleber e toda a comunidade que lutou para que essa estrutura ficasse pronta”, salienta.
A secretária de Educação, Zilma Mônica Sansão Benevenutti, foi outra autoridade que exaltou a união dos pais e professores. “A comunidade do Gaspar Grande é um exemplo de luta e de busca. Não só cobrar do poder público melhorias, eles também fazem sua parte. É pelo caminho da educação que abrimos novos caminhos e podemos acreditar que o amanhã será melhor e ele começa hoje com a nossa ação, com o nosso trabalho” destaca.
Já a diretora da escola Eloísa Maria Crespi Cardozo agradeceu o empenho de todos os envolvidos na conquista da nova escola. “Quero agradecer a todos que contribuíram para chegasse este momento. À nossa equipe de professores, a equipe da Secretaria de Educação, ao Prefeito, ao nosso conselho escolar, a Associação de Pais e Professores, Associação de Moradores, aos pais que participam, aos nossos alunos… Essa é uma conquista de todos esse é um dia de muito alegria. Obrigada a todos!” finaliza.
Durante a solenidade de entrega da Escola, o Prefeito Kleber Wan-Dall ainda anunciou uma novidade muito aguardada pelos pais e alunos. A partir de 2020, a Escola atenderá também o sexto ano. “Já assumi este compromisso em reunião com a APP da escola, direção e professores, mas hoje quero reafirmar esse compromisso. Atendendo ao pedido da comunidade que nos sensibilizou, a partir do próximo ano a escola contará com um sexto ano. O Gaspar Grande merece, parabéns pela união e por acreditarem nesse sonho, quem ganha são as nossas crianças, o nosso futuro”, finalizou.
Noite de homenagens
Além da entrega da nova sede a noite foi de muitas homenagens a figuras importantes que auxiliaram a Escola Olímpio Moretto ao longo dos anos. Uma delas foi a família de Maria das Neves, proprietária da Escola Isolada de Gaspar Grande, que funcionava como um educandário particular. Também receberam homenagens ex-diretores, ex-professores, ex-alunos e pessoas da comunidade.
Praça Professor Mário Nuhs
Em sua fala, o Prefeito Kleber Wan-Dall ressaltou o envio do projeto de lei 60/2019, protocolado na última sexta-feira, dia 26, que denomina a área externa da Escola como Praça Professor Mário Nuhs. “Esta é uma homenagem a esta grande figura que registrou sua história e sua passagem que tanto contribuiu com a comunidade e merece nosso reconhecimento” ressalta Wan-Dall.
Histórico
Em janeiro de 2015, foi assinada a Ordem de Serviço para construir um novo espaço para a Escola Olímpio Moretto. Problemas com a construtora vencedora da licitação ocasionaram paralisação da obra. O contrato então foi rescindido e foi realizada em nova licitação. As obras iniciaram no dia 10 de novembro de 2017 e foram concluídas em 8 de julho de 2019.
A nova unidade educacional possui 727,98 m² construídos em um terreno de 7.142,98 m² e conta com quatro salas de aula e um amplo espaço de lazer. As obras de construção, drenagem e urbanização somam um investimento de R$1.975.608,18. Atualmente o educandário atende cerca de 140 alunos do 1° ao 5° ano.