Técnicos e Aquicultores de Joinville conhecem projeto de Gaspar

 

 

 

   Na terça-feira, dia 30, servidores da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, Epagri, Secretaria de Educação e membros da Associação dos Aquicultores de Gaspar (Aquipar), receberam a visita de mais de 30 pessoas. Entre os visitantes estavam técnicos e aquicultores da Associação Joinvilense de Aquicultores (AJAq). O objetivo do encontro foi conhecer unidades de beneficiamento de peixes e projeto de introdução do filé de tilápia na merenda escolar.

   Os visitantes conheceram as duas propriedades rurais que trabalham beneficiamento de peixe com o serviço de inspeção municipal e fornecem o filé de tilápia na merenda escolar. No Schmitt Pesca e Lazer/Das Bier, no Bairro Belchior, os convidados conheceram a história da propriedade e o funcionamento da Unidade de Beneficiamento, com a explanação dos proprietários e técnicos da Prefeitura de Gaspar.

   Já no Pesque Pague Fernandão, os integrantes da visita técnica conheceram mais profundamente o trabalho de Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura e Aquicultura, Aquipar, IFSC e Epagri na introdução do filé de tilápia na merenda escolar. Atualmente quatro produtores de Gaspar fornecem peixe para os CDIs e escolas municipais.

   O Secretário de Agricultura e Aquicultura ressalta a importância da troca de experiências entre os municípios. “Foi um encontro proveitoso onde os visitantes puderam conhecer nossos sistemas de beneficiamento e especialmente a incorporação do peixe na merenda escolar, trabalho esse implantado no município há alguns anos. Acreditamos que essa troca de experiências é importante, pois enriquece a atividade e motiva os participantes dos projetos” explica.

 Piscicultura em Gaspar

   Em Gaspar, estão cadastrados cerca de dezesseis piscicultores profissionais que geram 600 toneladas de produção de peixe anualmente. A piscicultura no município além de atividade econômica é um potencial turístico, já que a cidade possui nove pesque-pagues que atraem mais de 40 mil pessoas todos os anos.

   Nesta área, a Secretaria de Agricultura e Aquicultura tem apoio da Aquipar – Associação dos Aquicultores de Gaspar, Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Gaspar e Epagri em projetos como o Peixe Orgânico, visitas técnicas, fóruns, seminários e palestras. O trabalho em conjunto rendeu premiação ao município, já que em abril deste ano o prefeito Kleber Wan-Dall recebeu o selo Prefeito Empreendedor do SEBRAE, com os projetos “Piscicultura como política de Desenvolvimento Local” e “Piscicultura como Inovação”. Além disso, também foi finalista com o projeto de pequenos negócios no campo a nível estadual.