Secretaria de Saúde reforça vacinação contra o Sarampo

 

 

 

   A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, está vacinando moradores contra o sarampo, doença que estava próxima de ser erradicada, mas que voltou a apresentar casos no país nos últimos meses. O município já atua antecipadamente para evitar a propagação da doença. Como forma de prevenção a orienta é atualizar a caderneta de vacinação e verificar a necessidade da vacina. As unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Gaspar contam com doses em estoque para garantir a imunização dos cidadãos.

   O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmitida pela tosse, fala e espirro, é considerada extremamente contagiosa, e a vacina é a única forma de prevenção. O calendário atual recomenda duas doses da vacina tríplice viral para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade. Uma dose da vacina tríplice viral também está indicada para pessoas de 30 até 49 anos de idade.

   As manifestações iniciais da doença, de acordo com o Ministério da Saúde, são febre alta, acima de 38,5ºC, dor de cabeça, manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e em seguida se espalham pelo corpo, tosse, coriza e manchas de koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal).

   De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), quatro casos foram registrados em Santa Catarina, com origem no Estado de São Paulo, entre os dias 17 e 31 julho. Por isso, antes de fazer qualquer viagem, principalmente para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará, onde há surto ativo do sarampo, a recomendação do Ministério da Saúde é de que a vacinação seja feita 15 dias antes da data prevista da viagem. Além de proteger, a medida de prevenção pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus. 

 

Para mais informações: (47) 3703-3700 – Secretaria de Saúde.