Prefeitura encaminha Projeto de Lei para Plano de Previdência Própria
O Prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, protocolou na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (19), o projeto de lei que cria o regime próprio de previdência social do município de Gaspar e o Instituto Gasparense de Previdência (Gasprev).
Com a proposta o Instituto será administrado por uma Unidade Gestora Única, responsável pelo gerenciamento e pela operacionalização dos benefícios de aposentadoria e pensão. A Unidade Gestora deverá ser composta pelo Conselho de Administração, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.
O Conselho de Administração será composto por nove membros, sendo três conselheiros e respectivos suplentes, indicados pelo Prefeito Municipal, dois servidores ativos e um servidor inativo ou pensionista.
A Diretoria Executiva será composta pelo Diretor-Presidente, pelo Diretor Administrativo e Financeiro e pelo Diretor de Previdência. Neste caso seus ocupantes serão de livre nomeação e exoneração do Prefeito Municipal, um dos quais dentre servidores efetivos, ativo ou inativo. Já o Conselho Fiscal, órgão consultivo e fiscalizador será composto por três membros titulares e três suplentes, sendo um indicado pelo prefeito e dois eleitos por um mandato de dois anos.
Contribuirão com o Instituto a prefeitura e os servidores públicos municipais, efetivos, do Poder Executivo, de Autarquias, como o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), e Fundações, como a Fundação Municipal de Esportes (FME).
A criação do Instituto é uma reivindicação antiga dos funcionários públicos efetivos e deve atingir mais de 1.000 servidores. O instituto trará diversas vantagens para o servidor, como ausência de teto máximo, mesmo índice de correção que o funcionário ativo, inexistência do fator previdenciário, abono de permanência, entre outros. A partir desta segunda-feira (23) serão promovidas reuniões com as secretarias municipais para que o plano de previdência seja apresentado.
Confira as datas em que acontecerão as reuniões para cada secretaria:
Dia |
Secretaria |
Local |
Hora |
23/05 |
Secretaria de Educação |
Auditório da Ditran |
17h |
24/05 |
Secretaria de Obras e Serviços Urbanos/Superintendência de Agricultura e Aquicultura |
Associação dos Servidores do Santa Terezinha |
13h |
30/05 |
Serviço Municipal de Água e Esgoto |
Auditório da Ditran |
17h |
31/05 |
Secretaria de Saúde |
Auditório da Ditran |
17h |
06/06 |
Secretaria de Assistência Social |
Auditório da Ditran |
17h |
07/06 |
Gabinete; Procuradoria; FME; Administração e Gestão; Fazenda; Desenvolvimento Econômico e Renda; Planejamento, Meio Ambiente e Defesa Civil. |
Auditório da Ditran |
17h |
Mais informações:
Secretário de Administração e Gestão, Carlos Alberto Peixer Vinci: 3331-6355 ou 8829-2853