Gincana da Juventude vai movimentar escolas do município

 

 

 

   A Prefeitura de Gaspar, por meio da Assessoria de Assuntos da Juventude, Diretoria de Cultura, Secretaria de Educação e Fundação Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Rotary Clube e Interact promove a Gincana da Juventude 2019. A gincana acontece do dia 29 de agosto ao dia 9 de novembro. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de agosto, na Diretoria de Cultura localizada na rua São Pedro, 128 – Edifício Edson Elias Wieser – 1º andar – Centro, ou pelo e-mail juventude@gaspar.sc.gov.br. Podem participar da competição, alunos dos anos finais das unidades escolares de Gaspar, pais e professores. Cada equipe será composta por vinte integrantes, sendo quatorze alunos, quatro representantes dos pais, um representante dos professores e um da direção.  

   Entre as atividades programadas estão provas culturais, esportivas e solidárias que visam integrar as unidades de ensino da cidade. O assessor para assuntos da juventude, Denis Eduardo Estevão explica a importância da competição. “A gincana é um evento que tem por objetivo promover a integração das escolas trazendo cultura, esporte e ações de conscientização para as unidades escolares. Além disso, a competição ainda auxilia no desenvolvimento do protagonismo da juventude, solidariedade e valores éticos. Estamos organizando tudo com muito cuidado e dedicação para que seja uma gincana bacana aos participantes e envolva a comunidade neste processo” ressalta.

   A abertura da gincana acontece no dia 29 de agosto, às 19h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua São Pedro, 128 – Edifício Edson Elias Wieser – 1º andar – Centro. Durante o evento, as equipes receberão um caderno de tarefas com provas que devem ser preparadas antecipadamente. As demais tarefas serão entregues nos dias 5 de outubro e 9 de novembro, durante a programação da gincana.

 

Juventude em Gaspar

   O Conselho Municipal de Juventude foi instituído em abril de 2011 e vem trabalhando para construir as políticas públicas de juventude em Gaspar. Com composição mista, equilibra a participação da sociedade civil e poder público. O conselho é autônomo independe do processo de eleições municipais. Desde 2015 encontrava-se desativado, sendo reativado em junho de 2018. O conselho tem por objetivo dar voz aos jovens do município e criar mecanismos para atender as demandas, sugerindo ao governo municipal ações que poderão atender seus anseios.

   Já em dezembro de 2018, aconteceu a 5ª Conferência Municipal da Juventude. O evento reuniu profissionais de diversas áreas para discussões sobre empreendedorismo, comunicação, tecnologia e cultura. Durante o encontro também iniciou a elaboração do Plano Municipal da Juventude.

   Outra ação importante para a Assessoria de Assuntos para a Juventude é o Gaspar PRO.  O programa surgiu da dificuldade dos empresários em encontrar mão de obra qualificada. Mesmo com capacitações disponíveis, falta a participação. O programa busca estimular a procura por essa qualificação. Os encontros fomentam a discussão entre a classe empresarial e a instituições de ensino, para que possam chegar a possíveis soluções a partir da demanda identificada.