Samae pede economia de água para prevenir impactos da estiagem

 

 

 

   Nas últimas semanas, Santa Catarina vem sofrendo com a falta de chuva, levando preocupação para diversas regiões do Estado. Com a estiagem, muitos municípios enfrentam dificuldades em garantir o pleno fornecimento de água à sua população. Graças aos recentes investimentos no setor, Gaspar é uma das poucas cidades que ainda não sofreu grandes prejuízos. Porém é necessário atenção e conscientização para economia de água. 

   Nos últimos meses, o Samae e a Prefeitura realizaram a ampliação da capacidade de armazenamento de água, adquiriram novos equipamentos de tratamento, controle e distribuição, além da implantação de novas redes. Graças a isso, a maior parte do município não corre risco de ficar sem água nas torneiras por falta de chuva. A Estação de Tratamento do Bateias (ETA IV) é a única ETA de Gaspar atingida pela estiagem, fazendo com que a quantidade de água captada para tratamento seja menor que a demanda.  

   Para amenizar os transtornos aos moradores dessa região, a Prefeitura e o Samae realizaram ações com a finalidade de garantir o fornecimento diário nos horários mais necessários, tais como a recente interligação da rede da ETA I (Centro), que irá auxiliar na distribuição de água para a localidade.

   Outra ação já definida para a região do Bateias e Barracão, é o controle na distribuição durante a madrugada, quando o consumo é mais baixo. No período entre a meia noite e 6h da manhã não haverá fornecimento, permitindo o aumento da quantidade de água no reservatório e também na barragem de captação. Dessa forma, a expectativa é garantir a distribuição normal de água no restante do dia.

   A Prefeitura e o Samae reforçam ainda a importância da economia de água pelos consumidores, utilizando-a apenas para atividades primordiais enquanto durar a estiagem. Com todos colaborando, a chance de desabastecimento será menor. O Samae também disponibiliza o telefone de plantão (3332-1155) para contato quando necessário.