CRAS e CCFV realizam ações de integração
Em Gaspar, três Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – CCFV atuam em áreas de maior vulnerabilidade social. São constantemente promovidas ações de proteção de idosos, crianças e adolescentes em situações de risco ou negligência. Os espaços são utilizados como meios de integração e gerar momentos de lazer. Nos últimos dias o CRAS Silvio Schramm e o CCFV Maria Hendricks promoveram ações voltadas à comunidade, seus participantes e familiares.
A primeira ação aconteceu na última quinta-feira, dia 29. O CRAS Silvio Schramm promoveu uma roda de conversa sobre o tema “Os benefícios dos chás”, em parceria com profissionais do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Andrea B. Delwing e Carlos Geovanni Ledra ministraram a conversa e compartilharamo conhecimentos a respeito da identificação das plantas, uso, plantio, indicações, contraindicações e troca de mudas.
No sábado, dia 31, o CRAS Silvio Schramm, com o apoio da comunidade e so IFSC Gaspar, realizou a colheita e o replantio de mudas na Horta Comunitária da instituição. A horta busca fortalecer os vínculos entre os membros da comunidade e a equipe do CRAS e estimula a organização comunitária, pois envolve a tomada de decisões, negociação e distribuição dos alimentos plantados de forma coletiva.
Santiago Martin Navia, secretário da Assistência Social de Gaspar, reforça a importância de parcerias como as do IFSC e do CRAS, que trazem sempre frutos positivos. “A parceria com o IFSC Gaspar vem se fortalecendo ano após ano, principalmente por meio das capacitações promovidas desde 2017 que garantem o aprimoramento do trabalho realizado. Estamos avançando com o projeto e esperamos conseguir expandi-lo no futuro”, salienta.
O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks promoveu um Dia da Família para receber os frequentadores da insitutição e seus familiares. A ação aconteceu na tarde de sábado, dia 31, e proporcionou que os pais vivenciassem e observassem um pouco das atividades realizadas no CCFV Maria Hendricks. Ao todo, 50 pessoas participaram da ação.
A equipe do CCFV preparou atividades de integração entre os envolvidos e aproveitou o momento para falar de projetos com o grupo. “É importantíssimo o fortalecimento dos vínculos familiares criados nesta oportunidade, e esperamos promover cada vez mais ações como essas”, finaliza Santiago.
Mais informações: Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, 3332.0068