Segunda prova da Gincana da Juventude é realizada no desfile cívico
Sábado, dia 7 de setembro, foi comemorado o Dia da Independência do Brasil. Em meio ao desfile cívico que reuniu 50 pelotões, entre escolas e entidades, aconteceu a segunda prova da Gincana da Juventude 2019. O desafio consistia em desfilar com a bandeira da equipe, levar o seu mascote e fazer o grito de guerra do time, todas as seis escolas participantes concluíram a prova, ganhando ao todo 70 pontos cada. Com uma disputa acirrada, a Gincana da Juventude se estenderá até dia nove de novembro, definindo seu vencedor.
As provas que mais valeram pontos foram as efetuadas durante o desfile como o grito de guerra elaborado pelas equipes e uma bandeira para identificação, cada uma valendo 30 pontos. Já o mascote acrescentou 10 pontos para cada time. Foi também solicitada a participação do ovo, entregue no dia 29 de agosto como a primeira prova da gincana. No dia 7, apenas o Colégio Uni não o levou, concluindo 80% da missão e ocorrendo a perda de 10 pontos da equipe.
Ao todo, são 120 participantes, incluindo em sua maioria alunos dos anos finais das unidades escolares de Gaspar, juntamente com pais e professores. Durante o período de gincana, mais de 16 provas serão realizadas envolvendo cunho cultural, esportivo e solidário. Para o assessor de Assuntos da Juventude, Denis Eduardo Estevão, a gincana é um evento que promove a integração das escolas trazendo diversos valores em pauta. “A competição ainda auxilia no desenvolvimento do protagonismo da juventude, solidariedade e valores éticos. Estamos organizando tudo com muito cuidado e dedicação para que seja uma gincana bacana aos participantes e envolva a comunidade neste processo”, ressalta Denis.
A Gincana é promovida pela Prefeitura de Gaspar por meio da Assessoria de Assuntos da Juventude, Diretoria de Cultura, da Fundação Municipal de Esporte e Lazer e da Secretaria de Educação.
Juventude em Gaspar
O Conselho Municipal de Juventude foi instituído em abril de 2011 e vem trabalhando para construir as políticas públicas de juventude em Gaspar. Com composição mista, equilibra a participação da sociedade civil e poder público. O conselho é autônomo independe do processo de eleições municipais. Desde 2015 encontrava-se desativado, sendo reativado em junho de 2018. O conselho tem por objetivo dar voz aos jovens do município e criar mecanismos para atender as demandas, sugerindo ao governo municipal ações que poderão atender seus anseios.
Já em dezembro de 2018, aconteceu a 5ª Conferência Municipal da Juventude. O evento reuniu profissionais de diversas áreas para discussões sobre empreendedorismo, comunicação, tecnologia e cultura. Durante o encontro também iniciou a elaboração do Plano Municipal da Juventude.
Outra ação importante para a Assessoria de Assuntos para a Juventude é o Gaspar PRO. O programa surgiu da dificuldade dos empresários em encontrar mão de obra qualificada. Mesmo com capacitações disponíveis, falta a participação. O programa busca estimular a procura por essa qualificação. Os encontros fomentam a discussão entre a classe empresarial e a instituições de ensino, para que possam chegar a possíveis soluções a partir da demanda identificada.