Palestra e aula prática de ginástica reúnem 200 idosos
Cerca de 200 idosos participaram da palestra e aula prática de ginástica ministrada pela professora Maria Alice Corazza nesta segunda-feira, dia 09. O evento aconteceu na Sociedade Alvorada, no Bairro Sete de Setembro, tendo como público-alvo a terceira idade gasparense. Com muito diálogo, esclarecimento e diversão os idosos participaram de diversas atividades que estimulavam corpo e mente de forma recreativa.
O objetivo é mostrar aos idosos que a atividade física pode ser fácil e se tornar um estilo de vida. A palestrante leva seus anos de experiência na área para a conversa mostrando o quão importante essas práticas são para a saúde do idoso e para o bom funcionamento do sistema cardiorrespiratório, além de ajudar a superar ou barrar o sedentarismo. Andrea Schramm, assessora de Assuntos da Melhor Idade, comenta que a palestra superou todas as expectativas, tanto as da organização quanto a dos participantes. “O evento foi maravilhoso, e um sucesso, mais de 200 idosos estiveram com a gente em uma tarde intensa e cheia de atividades”, destaca Andrea.
A palestra teve inicio às 14h e contou com atividades voltadas a qualidade de vida da melhor idade gasparense. “As atividades foram muito interessantes, todas voltadas para uma longevidade mais saudável ou exercícios que ajudam na diminuição de problemas recorrentes nessa idade, como por exemplo, exercícios que ajudam na incontinência urinária”, comenta Andrea. “Infelizmente o tempo foi curso, mas o intercambio de informações foi de extrema importância para a comunidade”, declara.
Outra edição já é planjeada pela Secretaria. “Estamos organizando mais uma edição para o ano que vem, pois queremos abranger mais pessoas e ter mais tempo para colocar todos os assuntos em pauta”, relata Andrea. A palestra foi idealizada para suprir a necessidade de informações para o público alvo que eram 90% dos inscritos, tendo alguns profissionais presentes para aprimorar seus conhecimentos na área.
A saúde do idoso está cada vez mais em pauta quando o assunto é longevidade e “viver bem”. Por conta disso, o tema atividade desportiva vem se tornando tão ativo nos últimos anos. No entanto, o secretário de Assistência Social do município, Santiago Martin Navia, acredita que além da prática, a integração que provêm dela é de extrema importância. “A questão da inclusão que a atividade física propõe é essencial para as pessoas da terceira idade, esse ato recreativo ajuda na área social do idoso que saí de suas casas para conhecer e interagir com outras pessoas, cuidando da saúde física e mental”, destaca Navia.
Mais informações: Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, 3332.0068 e a Assessora de Assuntos da Melhor Idade, Andrea Schramm, 3332-7467.