Representantes de Gaspar participam do III Fórum TCE Educação
Na última terça-feira, dia 10, aconteceu o III Fórum TCE Educação, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, em Florianópolis. O encontro teve como tema “O processo de melhoria contínua da educação”. Ao todo, cerca de 500 pessoas, entre secretários municipais de educação, controladores internos e representantes da área de educação nas associações de municípios, participaram do 3º Fórum TCE Educação. Representando Gaspar, participaram do encontro, a secretária de Educação Zilma Mônica Sansão Benevenutti e a servidora da Juliana Muller Silveira.
Entre os temas abordados esteve a apresentação do modelo-piloto aplicado na Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) de prestação de contas dos municípios que inclui gastos com a Educação já no orçamento, a importância da gestão democrática para a operacionalização das políticas de educação no dia-a-dia das escolas e para permitir a participação de toda a comunidade escolar.
A secretária municipal de Educação Zilma Mônica Sansão Benevenutti destaca a importância da participação no fórum. “Um importante momento de formação e de orientações para que os Planos Municipais de Educação sejam a cada dia mais implementados em cada município catarinense” ressalta.
Uma novidade importante foi apresentada durante o fórum. A Diretoria de Informações Estratégicas (DIE) desenvolveu um painel eletrônico, com dados, neste primeiro momento, das Metas 1, 2, 3, 7 e 20, relativas à educação infantil, aos ensinos fundamental e médio, ao aprendizado adequado na idade certa e ao financiamento da educação. Em exposição durante o Fórum o auditor fiscal de controle externo Alessandro de Souza, da DIE, fez uma demonstração de algumas funcionalidades, a partir de informações das Metas 7 e 20 dos Planos Municipais. Tais metas tratam, respectivamente, do atingimento das médias nacionais para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e da ampliação do investimento público em educação, considerando o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB).
Desenvolvido com o uso do QlikSense, uma ferramenta de Business Inteligence (BI), o Painel de Acompanhamento considera os dados do Sistema de Fiscalização Eletrônica (e-Sfinge) do TCE/SC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).