Clubinho de Matemática prepara alunos para 2ª fase da OBMEP
É com o objetivo de aprofundar os conteúdos de Matemática dos alunos das escolas municipais de Gaspar, que a Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Educação promove o projeto “Clubinho da Matemática”. Mais de 100 alunos de escolas de ensino fundamental participam da iniciativa. Esta é uma forma de incentivar a dedicação dos alunos que irão participar da segunda fase da 15º Olimpíadas Nacional de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no dia 28 de setembro.
As aulas do Clubinho de Matemática acontecem ha três anos no município, antecedendo a 2º Fase da OBMEP, as aulas são ministradas em horários diferentes e é destinada para turmas do 6º ao 9º ano. O projeto é coordenado pela Professora de Matemática Carla Peres Souza, ela explica que é feito um convite para os alunos e eles não são obrigados a participar. “A gente fica surpresa com a participação dos alunos, é feito um convite e a sala está cheia, eles estão aqui por vontade própria”, destaca.
Para preparar os alunos para a Olimpíada de Matemática, são oferecidos diversos materiais. O apoio, a orientação e a intermediação dos professores são fundamentais nesse processo de aprendizagem. As atividades do Clubinho são realizadas em grupos e os alunos têm a oportunidade de discutir a matemática e a prova da OBMEP e conversar sobre pontos diferentes.
Na primeira fase os alunos são submetidos a uma prova objetiva com vinte questões de múltipla escolha. Após isso, aluno é classificado para segunda fase que acontece no dia 28 de setembro. A prova é de caráter discursivo composta por questões em que o aluno disserta sobre sua resposta. Ao todo, 54.831 escolas do Brasil participaram somando cerca de 18.158.775 de estudantes.
Após as provas da segunda fase, os alunos que obtiverem melhor desempenho serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Também são oferecidos certificados de menção honrosa. Somando serão 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e até 51.900 menções honrosas. Em outras edições Gaspar já conquistou medalhas de ouro, prata e bronze.
Confira a lista de escolas gasparenses participantes e quantidade de alunos da segunda fase:
COLÉGIO UNIVERSITÁRIO – 3 alunos
EEB FERANDINO DAGNONI – 21 alunos
EEB LUIZ FRANZÓI – 14 alunos
EEB PROF VITÓRIO ANACLETO CARDOSO – 15 alunos
EEB ARNOLDO AGENOR ZIMMERMANN – 31 alunos
EEB FREI GODOFREDO – 64 alunos
EEB FREI POLICARPO – 22 alunos
EEB MARINA VIEIRA LEAL – 17 alunos
EEB NORMA MÔNICA SABEL – 24 alunos
EEB PROFESSOR HONÓRIO MIRANDA – 18 alunos
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ZENAIDE SCHMITT COSTA – 24 alunos
Incentivo à matemática
Além das olimpíadas de matemática, também acontece anualmente no município a Feira de Matemática, que envolve desde CDIs até estudantes do EJA. Da Feira de Matemática Municipal este ano saíram também trabalhos que serão apresentados na Feira Estadual.
Na última edição da Feira Regional, a educação de Gaspar foi destaque regional, dos 60 trabalhos apresentados, apenas 14 foram classificados, e a educação gasparense foi destaque, com sete trabalhos classificados para a etapa estadual a 35ª Feira Catarinense de Matemática, que acontece na cidade de Campos Novos, em outubro.