Feira das Profissões reúne cerca de 300 jovens
A manhã de quinta-feira, dia 19, foi de muito aprendizado e orientações sobre carreiras. Isso porque o Programa GasparPRO realizou a II Feira de Informações sobre Profissões. O evento aconteceu no novo prédio da Uniasselvi e reuniu instituições de ensino que atuam em Gaspar para auxiliaram estudantes que almejam ingressar no ensino superior. Participaram das atividades cerca de 300 jovens durante o dia.
A feira foi separada por cinco eixos. “Ambiente saúde e produção alimentícia” que abrangeu desde estética até gastronomia e agronegócio. O segundo eixo contou com “produção cultural e design, turismo, hospitalidade e lazer”. O tema “educação” foi o terceiro eixo da feira, que contou com educadores de diversas áreas além de educadores sociais, bibliotecários, teólogos e cientistas políticos. O quarto ficou com a área de “informação e comunicação”, trazendo jornalistas, publicitários e até mesmo tecnólogos de sistemas para internet. O último eixo será reservado para “gestão e negócios” envolvendo contadores, cientistas econômicos, técnicos em administração e em secretariado. Durante a feira, os participantes da Gincana da Juventude cumpriram uma prova que envolvia profissões e os eixos de atuação de mercado apresentados na exposição.
O Assessor de Desenvolvimento Econômico Eduardo Pedrini acredita que a feira auxilia na melhora das condições para crescimento econômico, emprego e renda. “O evento foi um sucesso, conseguimos de forma bem dinâmica passar informações relevantes sobre as profissões e cursos disponíveis em Gaspar. Para alguns jovens muita surpresa ver o que hoje temos disponível. Foram mais de 300 jovens presentes, de oito escolas e do EJA. O grande resultado é a qualificação profissional, garantindo uma mão de obra mais qualificada e melhoria nos índices da Educação, que estão abaixo da média. Alem é claro de melhorar o acesso a educação, pois hoje temos disponível no município quase todas as opções de qualificação, divulgando assim essas possibilidades” explica.
O Gaspar Pro é ligado ao Programa de Desenvolvimento Econômico – DEL e visa melhorar as condições para o crescimento econômico, emprego e renda.
Programa GasparPRO
O programa surgiu da dificuldade dos empresários em encontrar mão de obra qualificada. Mesmo com capacitações disponíveis, falta a participação. O programa busca estimular a procura por essa qualificação. Os encontros fomentam a discussão entre a classe empresarial e a instituições de ensino, para que possam chegar a possíveis soluções a partir da demanda identificada.
Programa de Desenvolvimento Econômico
O Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), visa mensurar o potencial econômico do município. Implementado no município em 2018, o programa também tem como objetivo instituir um modelo de gestão capaz de contribuir para a economia local, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável. Além disso, o DEL ainda visa criar um clima propício para o crescimento da economia local e atrair novos investidores, interagindo com o setor produtivo, diversificando a economia e possibilitando a sustentabilidade do município e, em segunda instância, a região.
Na última quarta-feira, dia 18, integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, se reuniram para tratar dos assuntos e projetos planejados para o desenvolvimento de nosso município. Como de costume, atendendo aos valores definidos pelo grupo, o COMDEL discutiu sobre os meios mais adequados de envolver a comunidade e levar os assuntos tratados para discussão e conhecimento de todos. Além de comentar também sobre V Fórum do DEL, que aconteceu em Florianópolis no inicio do mês, onde em torno de 35 cidades se reuniram para falar sobre vários temas e trocar boas práticas já executadas. Destacando ainda que Gaspar deve receber no próximo ano esse evento, onde poderemos colocar na vitrine todo esse trabalho que estará sendo executado e nos aproximar ainda mais de novas oportunidades, como parcerias internacionais, que foram apresentadas neste Fórum.
O foco da note foi uma apresentação realizada pelos consultores da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC sobre o mapeamento econômico do nosso município, que avaliar as atividades econômicas, de todos os setores, números de empresas, retorno de arrecadação e número de empregos. Foram avaliados os setores que se destacam e apresentado um mapeamento da Cadeia Produtiva, para que se pudesse avaliar o cenário atual de Gaspar.
Próxima reunião do grupo será no dia 23 de outubro e contará com a participação do consultor alemão Andreas Dohle, que trouxe junto com a FACISC o modelo de plataforma de diálogo que visa o Desenvolvimento Econômico Local.
Mais informações: Secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Celso de Oliveira, 3331.6386.