Programa de inclusão de alunos com deficiência será executado nos CDIs de Gaspar

A Secretaria de Educação promoveu nesta quarta-feira (14), no Auditório do Paço Municipal, um encontro sobre o Programa de Extensão Incluir, do curso de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau (Furb), que será executado nos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) de Gaspar. A reunião foi ministrada pela professora do curso de Fisioterapia da Furb, Janaina Real de Moraes, responsável pelo programa.

Participaram do encontro o Secretário de Educação, Neivaldo da Silva, as diretoras dos CDIs e as acadêmicas de Fisoterapia da Furb que são voluntárias do Programa de Extensão Incluir.

O Programa Incluir é coordenado pelos professores do curso de Fisioterapia da Furb, Janaina Real de Moraes e Marcus Vinicius Marques de Moraes, e tem como objetivo auxiliar no processo de inclusão educacional de crianças e adolescentes com deficiência. Ele é composto por dois projetos: o “Mais Inclusão” e a “Formação dos Professores”.

O projeto “Mais Inclusão” visa oferecer orientações aos professores e pais de alunos com deficiência. Os profissionais do projeto sugerem recursos fisioterapêuticos e materiais pedagógicos adaptados que auxiliem no processo de inclusão educacional de alunos com deficiência, dão dicas de estabilidade e alinhamento postural e fazem um levantamento das barreiras arquitetônicas das instituições de ensino com possíveis maneiras de eliminá-las.

Já o projeto “Formação de professores” tem como objetivo oferecer um curso de formação continuada para capacitar os profissionais de educação para o processo de inclusão educacional de alunos com deficiência, inicialmente abordando temáticas que sejam de interesse dos professores.

O Programa de Extensão Incluir começará a ser executado na próxima semana nos CDIs de Gaspar. No primeiro passo haverá a avaliação das crianças com deficiência. Em seguida serão dadas orientações às famílias e aos professores destes alunos sobre como proceder com estas crianças.

Mais informações:
Coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Kátia Vargas Soares: 3332-8982 ou 8452-5912