Gaspar recebe encontro de corais neste domingo (25)

Gaspar recebe neste domingo (25) um encontro de corais do Médio Vale do Itajaí, intitulado “Coro em Foco”. O evento gratuito inicia às 8h30, no Salão Cristo Rei, localizado na rua Coronel Aristiliano Ramos, Centro, e prossegue até as 17h30. O encontro tem como objetivo promover um intercâmbio entre os coros da região, buscando também um aperfeiçoamento por meio de oficinas. Aproximadamente 170 pessoas irão participar do evento.   

A programação inicia às 9h, com as boas-vindas ao evento pelo Coro Misto Santa Cecília, de Gaspar. Em seguida, às 9h30, haverá um diálogo com o Professor Sérgio Figueiredo sobre uma abordagem contemporânea dos grupos de corais no Brasil. No período da tarde, a partir das 13h30, acontecerão quatro oficinas.   

Uma das oficinas terá como tema “Regente em pauta”, destinada apenas a regentes e ministrada pelo Professor Sérgio Figueiredo. Outra oficina será sobre “Eu, minha voz e meu corpo – a integração desses elementos no Canto”, com a Cantora Mareike Valentin. Será oferecida também uma oficina sobre “Biodança – a consciência do corpo como elemento ativo na prática coral”, com a Professora de Biodança Andréia Puppi. Além disso, haverá uma oficina com o tema “Consciência Vocal – redescobrindo seu potencial vocal”, ministrada pela Cantora Giana Cervi.   

Após a oficina, será realizado um café, às 15h30. A programação prossegue com as apresentações dos grupos de corais, às 16h30. O evento encerra às 17h30.  

O “Coro em Foco” faz parte da programação do Colegiado de Cultura do Médio Vale do Itajaí e é promovido pelo Colegiado de Gestores Municipais de Cultura do Médio Vale do Itajaí (CGMC) e realizado pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), em parceria com a Prefeitura Municipal de Gaspar.   

Sobre os palestrantes:  

Andréia Puppi

Andréia tem formação em Piano Erudito pelo Instituto Raul Menssing – Curitiba (PR), História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Musicalização pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Faculdade de Artes Paraná (FAP)/ Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Biodança pelo Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) e é pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela PUC-PR. Ela ministra oficinas de educação musical, desenvolvimento humano e qualidade de vida no trabalho e biodança em instituições públicas e privadas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atuando nas áreas de cultura, educação, saúde, meio ambiente, indústria e comércio e promoção social. Atualmente também coordena e executa projetos culturais pelo Departamento de Cultura de Campo Largo, no Paraná.  

Sérgio Figueiredo 

É bacharel em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor (PhD) em Educação Musical pelo Royal Melbourne Institute of Technology. Além disso, é pós-doutorado no Centro de Investigação em Psicologia da Música e da Educação Musical, no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal.    Atua como professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) nas áreas de canto coral, regência e educação musical e no Programa de Pós-Graduação em Música – Mestrado da Udesc. Também é membro da Comissão de Avaliação da área de música do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe), órgão do Ministério da Educação no Brasil. Atualmente é membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), do Ministério da Cultura, tendo sido conselheiro desta mesma comissão no biênio 2009-2010.   

Giana Cervi

Giana começou a cantar aos 14 anos e em 2011 lançou seu primeiro álbum, intitulado “Cirandinha”. Ela é professora de técnica vocal para o canto popular no Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí e no curso de Música/Bacharelado em canto na Universidade do Vale do Itajaí (Univali).  A artista já fez a abertura de diversos shows nacionais, como os de Adriana Calcanhotto, João Bosco, Gal Costa, Zélia Duncan e Simone.   

Mareike Valentin 

A cantora nasceu na Alemanha, em 1980, e desde muito nova teve contato com a música. Aprendeu a tocar piano, flauta e desde a adolescência participou de diversos coros em Santa Catarina. Atualmente dá aulas de canto em Blumenau e trabalha como preparadora vocal.   

Mais informações:
Diretor de Cultura, Gabriel Corrêa: 3332-9907 ou 9915-6539