Gaspar recebeu a 3ª etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura

Gaspar sediou neste domingo (1ª) a terceira etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura. O evento, que contou com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME), reuniu 81 participantes de todo o sul do Brasil. A saída aconteceu da frente da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Arraial D’ Ouro, e seguiu em direção à Cascata Bem-Bem, também no mesmo bairro.

Deste ponto, os participantes se dividiram em duas direções, de acordo com sua categoria. Para iniciantes o percurso era de 30km, e para atletas mais experientes o percurso era de 42km. Os atletas mais experientes passaram pelas modalidades de trekking (caminhada/trote), mountain bike e canyonning (caminhada no leito do rio), usando apenas mapa e bússola para se guiarem.

Os atletas iniciantes largaram de bicicleta e em seguida fizeram um trekking por um circuito de sigle-track (trilha onde passa uma pessoa por vez). Depois retornaram com as bicicletas, pedalaram em direção à região do Baú, em Ilhota, e voltaram pela Estrada Geral do Arraial D’Ouro, onde no meio do caminho deixaram suas bicicletas e partiram em uma travessia para o bairro Belchior Baixo por uma trilha antiga. Os participantes percorreram a linha do Gasoduto e chegaram em frente à antiga casa de Germano Junckes. Lá eles entraram no córrego e fizeram o canyonning. Deixando o córrego, desceram pela linha do Gasoduto e cruzaram a linha de chegada em frente à casa de Oscar Pering.

Já os atletas mais experientes passaram a Cascata Bem-bem, entraram em uma fazenda e subiram por um córrego até cruzar a região do Baú, em Ilhota. Depois usaram uma trilha até chegar a uma plantação de palmeiras. Passando por essa plantação pegaram as bicicletas e seguiram rumo ao bairro Baú Seco. Depois foram até o bairro Santana, em Luís Alves, para cruzar a localidade do Morro da Fumaça, em Gaspar, subindo até o topo do Morro do Aço e descendo-o. Em seguida subiram para um morro, na divisa de Gaspar/Ilhota, prosseguiram por outras trilhas até outra plantação de palmeiras, desceram para a Estrada Geral do Arraial D’Ouro e fizeram a mesma transição que os atletas iniciantes.

O diretor da prova e profissional de Educação Física, Jonas Junckes, que tem oito anos de experiência como atleta desse esporte, conclui que o campeonato foi um sucesso. “Os atletas chegavam sorrindo e muito felizes, vibrantes por fazerem uma prova desafiante e bela como foi esta”, contou Jonas.

A terceira etapa do Campeonato Catarinense foi organizada pelo grupo Essa É a Nossa Vida, com apoio da Associação Expedição e Aventura; Raul’s Hotel e Restaurante; Fundação Municipal de Esportes; Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio; Tempo Eventos; Auto Viação do Vale; Print SET e Café e Restaurante Junckes.

A quarta etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura será organizada novamente pelo grupo Essa é a Nossa Vida. O evento acontece em Pomerode, no dia 27 de julho.

Quem tiver interesse em iniciar na modalidade, pode entrar em contato com Jonas Junckes pelo e-mail jonas.aventura@hotmail.com ou pelo telefone 8828-1898. Jonas também já tem agendado dois cursos de Navegação para Corrida de Aventura para os dias 22 de junho e 6 de julho. Para participar dos cursos, o interessado deve entrar em contato com Jonas por e-mail ou telefone.

Mais informações:
Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Esportes, Renato Zimmermann: 3332-2679 ou 8837-0912
Diretor da prova, Jonas Junckes: 8828-1898