Prefeitura de Gaspar promove Camminata in Gasparin e concurso fotográfico neste domingo (8)

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e do Departamento de Cultura, promove neste domingo (8) a Camminata in Gasparin, no bairro Alto Gasparinho. O evento integra a programação da Semana do Meio Ambiente e tem como objetivo a contemplação das riquezas naturais e históricas do município, fortalecendo os vínculos com os imigrantes italianos que se estabeleceram na cidade.

Os participantes percorrerão estradas rurais com mata nativa, apreciando a diversidade da fauna e flora, casas, espaços e plantações da estação. O percurso oportunizará um olhar atual para a natureza no bairro Alto Gasparinho, atentando para as referências da colonização italiana.

A caminhada iniciará às 8h, tendo como ponto de partida a Capela Santo Antônio. Antes do início do percurso haverá apresentações do Circolo Trentino di Gasparin. Às 9h15 será feita uma parada para um café colonial no Engenho do Nono e às 10h15 haverá parada e apoio na Escola Ana Lira. Às 11h30 as pessoas poderão almoçar na Truticultura Bertoldi. Ao meio dia terá o retorno gratuito com o caminhão da Tração Total até a Capela Santo Antônio. O café colonial tem custo de R$6 e o almoço R$30, sendo opcional a adesão aos participantes.

As inscrições para a caminhada são gratuitas e podem ser realizadas até essa sexta-feira (6). As pessoas que desejarem participar devem preencher a ficha de inscrição que está disponível no site da Prefeitura (www.gaspar.sc.gov.br), no banner Semana do Meio Ambiente, e enviá-la para o e-mail camminataingasparin@gmail.com.

Concurso Fotográfico Via Celular – Camminata in Gasparin
Durante a caminhada, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e o Departamento de Cultura irão promover o Concurso Fotográfico Via Celular – Camminata in Gasparin. O concurso tem como objetivos estimular e desenvolver o gosto pela linguagem fotográfica, revelando diversos olhares sobre a região do Alto Gasparinho, e fortalecer a relação da comunidade com os equipamentos turísticos, promovendo uma sensibilização desse olhar para as belezas locais e de seu cotidiano.

Os interessados em participar do concurso deverão se inscrever no domingo (8), das 11h30 às 13h, após o término da caminhada, na estrutura montada pela organização do evento na Truticultura Bertoldi. As fotografias poderão ser tiradas apenas durante a rota da Camminata in Gasparin.

Serão escolhidas 10 fotos, sendo que quatro serão da modalidade “infantojuvenil”, crianças e jovens entre 6 e 17 anos, e seis da modalidade “adulto”, pessoas a partir de 18 anos, para compor uma exposição. Além disso, entre os 10 selecionados, um será premiado com Fotografia Destaque.

Os ganhadores receberão os prêmios no dia 26 de junho, no Auditório da Prefeitura, às 19h30. A divulgação dos selecionados para conhecimento geral será realizada no dia 18 de junho pelo site da Prefeitura de Gaspar, www.gaspar.sc.gov.br.

Os dez ganhadores receberão um prêmio no valor de R$100. Além disso, o vencedor da Fotografia Destaque, que será a foto que terá a maior pontuação das dez premiadas, receberá uma diária para duas pessoas no Fazzenda Park Hotel.

O regulamento do concurso pode ser conferido no site da Prefeitura (www.gaspar.sc.gov.br), no banner Semana do Meio Ambiente.

Mais informações:
Secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Patrícia Scheidt: 3332-5856 ou 8818-4952