Educação promove primeira formação do programa de inclusão de alunos com deficiência
A Secretaria de Educação promoveu na última quarta-feira (18), nas dependências da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a primeira formação do Programa de Extensão Incluir. O Programa é do curso de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau (Furb), que está sendo executado nos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) de Gaspar. O encontro foi ministrado pela professora do curso de Fisioterapia da Furb, Janaina Real de Moraes, responsável pelo Programa.
Participaram da formação as professoras suporte e as berçaristas de estimulação que atuam nos CDIs do município.
O objetivo da formação é capacitar os profissionais de educação para o processo de inclusão educacional de alunos com deficiência. Os encontros acontecerão a cada dois meses, por tempo indeterminado.
O Programa de Extensão Incluir começou a ser executado no mês de maio em Gaspar. Durante esse período, os responsáveis pelo Programa já fizeram acompanhamento e avaliação das crianças com deficiência nos CDIs Dorvalina Fachini e Vovó Leonida. Além disso, foram dadas orientações às famílias e aos professores desses alunos sobre como proceder com essas crianças.
Sobre o Programa Incluir
O Programa Incluir é coordenado pelos professores do curso de Fisioterapia da Furb, Janaina Real de Moraes e Marcus Vinicius Marques de Moraes, e tem como objetivo auxiliar no processo de inclusão educacional de crianças e adolescentes com deficiência. Ele é composto por dois projetos: o “Mais Inclusão” e a “Formação dos Professores”.
O projeto “Mais Inclusão” visa oferecer orientações aos professores e pais de alunos com deficiência. Os profissionais do projeto sugerem recursos fisioterapêuticos e materiais pedagógicos adaptados que auxiliem no processo de inclusão educacional de alunos com deficiência, dão dicas de estabilidade e alinhamento postural e fazem um levantamento das barreiras arquitetônicas das instituições de ensino com possíveis maneiras de eliminá-las.
Já o projeto “Formação de professores” tem como objetivo oferecer um curso de formação continuada para capacitar os profissionais de educação para o processo de inclusão educacional de alunos com deficiência, inicialmente abordando temáticas que sejam de interesse dos professores.
Mais informações:
Coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Kátia Vargas Soares: 3332-8982 ou 8452-5912